Santo Elias, profeta, Santa Margarida, Santo Aurélio, Santa Vilgeforte ou Liberata ou Comba
Santo Elias, profeta
É uma das mais fortes personalidades no Antigo Testamento. Com Eliseu, é o grande profeta do século IX, no reino do Norte, numa época em que a região era violentamente perseguida pela idolatria.
Santa Margarida
Na realidade pouco se sabe da vida desta Santa, mártir dos fins do séc III. Diz-se que foi expulsa de casa (era nobre) por se ter feito cristã, por isso vai-se dedicar a guardar rebanhos. Um dia estava ela a cuidar das suas ovelhas quando o governador Olíbrio a viu e a quiz para ele. Margarita apresenta-se como nobre e cristã. Foi o suficiente para ele mandar decapitar. Apesar de se saber muito pouco da vida desta santa a sua devoção é muito grande.
Santo Aurélio
Foi Bispo de Cartago, actual Tunísia de 392 a 430. Foi também, durante este tempo chefe da Igreja de África com cerca de 500 bispos. Teve com grande amigo Santo Agostinho que o ajudou no governo da Igreja de uma forma exemplar. Os hereges eram tantos que teve que reunir 36 concílios. Presidia à assembleia e velava pela execução dos decretos, mas era Agostinho que falava, atacando o erro e estabelecendo a doutrina. Foi a pedido de Auréio que ele escreveu o tratado De opere monachorum (do trabalho Monástico). Era dirigido contra os monges que difundiam relíquias de mártires, autorizando aqueles que lhes davam dinheiro a beijá-las e a conseguir deste modo a salvação. Aurélio morreu em 430, no mesmo ano que Santo Agostinho, quando os Vândalos invadiam o país.
Santa Vilgeforte ou Liberata ou Comba
Em Luca, Toscana, Itália, há um Crucifixo atribuído ao pincel de Nicodemos. Chama-se Santo Volto (Santo Rosto). Jesus está vestido e coroado. Foi muito reproduzido pela Europa. Era uma figura estranha, parecia mulher. Longe de Luca tornou-se incompreensível. Daí nasceu a lenda de um rei de Portugal ter prometido uma filha em casamento a um príncipe pagão. Ela, para se livrar, pede a Deus que a transfigure. O paiu, desgostoso, crucifica-a. Nasce daqui o nome de Virgo fortis (Vilgeforte). A imagem concedia muitas graças. Recebeu o nome flamengo de santa Outkommen, o francês de Sainte Combe, o português de Santa Comba. Do sentido activo flamengo passou-se ao passivo: de Consolação a Consolada; logo Aflita. Daí Santa Kuemmerius, Santa Dor, Santa Aflição, Santo Sofrimento. Em 1576, fez-se em Coimbra, um inquérito a propósito dos milagres obtidos no túmulo da mártir chamada Comba. Os Padres agostinhos interrogados responderam nada saber da vida nem da morte de tal Santa.