S.Pedro de Verona, Santa Clotilde, Santa Vicentina Gerosa, Santo Ascânio (ou Francisco) Caracciolo

04-06-2010 08:51

S. Pedro de Verona

Nasceu em Verona no ano de 1206 no meio de uma família maniqueista. Como o pai não encontrou um professor com estas ideias, consentiu que o filho tivesse um professor católico. Pedro segue estudos e entra na Universidade de Bolonha. Encantou-se pela vida de S.Domingos e passado algum tempo entra no instituto dos Dominicanos com a autorização do próprio santo. Depois de ordenado sacerdote vai-se tornar os excelente orador. Ainda em vida devem-se a ele alguns milagres. Foi um homem de oração, penitências e exemplos de caridade. É assassinado no dia 6 de Abril de 1252 por Carim um maniqueu que o detestava.

 

Santa Clotilde

É filha de Chilperico, irmão mais novo de Gundebaldo, rei tirano da Borgonha que mata o irmão e a mulher bem como os outros irmãos, para ficar com a coroa. As filhas de Chilperico foram poupadas. Uma foi para a vida religiosa, a outra fica na corte e é educada na religião católica. Clóvis I, o Grande, vitorioso rei dos frnacos pede-a em casamento. Torna-se uma esposa extraordinária o que faz com que seja amada e respeitada. Conver-te-se ao cristianismo, depois de uma batanha em que promete a Deus que, se vencesse a batalha se convertia. Assim foi. A Gália  franca, torna-se cristã. Clóvis morre em 511 e Clotilde em 3 de Junho de 545.

 

Santa Vicentina Generosa

Nasceu em Lóvere, Brescia, Itália em 1784. Em 1826 funda as irmãs de Mria Menina /maria Bambina).

 

Santo Ascânio (ou FRancisco) Caracciolo

Nasceu no Abruzos, Itália em 1563 no meio de uma família patrícia. Funda a congregação dos "Clérigos regulares menores". Muda o seu nome para Francisco em homenagem a "Francisco de Assis". Morre em Agone, Itália no dia 4 de Junho de 1608.