S.Justo, bispo, S.Germano de Paris, Santa Ripsimena

28-05-2010 09:04

S.Justo, bispo

Filho de pais católicos, nasce em Espanha Citerior por volta do séc. VI. Tem a possibilidade de estudar e torna-se um excelente aluno. Torna-se também um excelente sacerdote não só pelas suas qualidades intelectuais, mas pela atenção que dedica aos outros. É sagrado Bispo de Urgel levando a sua missão de pastor com grande exigência. Toma parte nos Concílios de Toledo, Lérida e Valência. Deixa escritos importantes nomeadamente a apresentação do Cântico dos Cânticos em sentido espiritual.

 

 

S.Germano de Paris

Germano depois de alguns anos de estudos é ordenado sacerdote por volta do ano 531. Com 40 anos é destinado para a abadia de S. Sinforiano de Autun cujos monges seguiam a regra de S. Basílio. Childeberto (+558), filho de Clóvis e rei de Paris tomou-o como Bispo da Capital. Devem-se a eles alguns milagres. Funda em Paris a célebre abadia "Saint-Germain-des-Prés". Faleceu em Paris no dia 28 de Maio de 576.

 

Santa Ripsimena

Era natural da Arménia e fazia parte de um grupo de jovens virgens consagradas. O imperador Diocleciano quando a viu, decidiu casar-se com ela, mas conseguiu fugir. Tiriades foi encarregado pelo imperador de saber do seu paradeiro. Quando é decoberta, também Tiriades achou-a muito bonita e desidiu ficar com ela. Como Ripsimena lhe resitiu sempre decidiu mandá-la queimar juntamente com todo o grupo. Isto aconteceu por volta do ano 290. Os Arménios fizeram de Ripsimena a sua padroeira. Celebram a sua festa na segunda semana de Pentecostes.