Nossa Senhora da Aparecida, S. Serafim de Montegranaro, S. Vilfrido

12-10-2010 10:02

Nossa Senhora da Aparecida

A imagem surge à superfície de Paraíba, nas redes de João Alves, quando se fazia à pesca em Itaguassu. Era a Senhora da Conceição com a face negra. Filipe Cardoso, companheiro de João Alves leva a imagem para casa. Em 1737 seu filho Atanásio colocou a imagem num oratório frequentado pela vizinhança. Em vista dos prodígios ali operados, o Padre José Alves Vilela promoveu a erecção duma capela. Obtida a licança a 5 de Maio de 1743, o novo templo foi inaugurado a 26 de Julho de 1745, ficando sob a invocação de Nossa Senhora da Aparecida.

 

S. Serafim de Montegranaro

Nasceu no ano de 1540. Aos dez anos guardava as ovelhas dum homem da sua aldeia, Montegranaro, Marcas, Itália, para poder comer e rezar. Aos 15 anos fez-se ajudante de pedreiro. O patrão espancava-o para lhe tirar o costume de tanto rezar. Entra para os Capuchinhos de Tolentino depois de ter esperado muitos anos uma vez que era iletrado e doente. Porém Frei Serafim começou a ganhar a admiração dos colegas pelas suas virtudes, êxtases e milagres. Não sabia ler livros, mas lia as consciências e explicava o Evangelho como ninguém. Morre nodia 12 de Outubro de 1604.

 

S. Vilfrido

Nasceu em Northúmbria, Inglaterra, em 634. Foi graças a ele que a Igreja celta e a Igreja anglo-saxónica, submetida a Roma, se fundiram no século VII. A unidade religiosa  reinou na Inglaterra até Henrique VIII. Morre em Oundele, Northants, também Inglaterra em 709.