Solenidade de Pentecostes - Ano B

24-05-2015 08:40

 

"Recebei o Espírito Santo"  Jo 20, 22

 

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Sabedoria,

iluminar os olhos e o pensamento de todos os homens e mulheres, para vermos tudo com o olhar de Deus. A sabedoria que nos abre ao conhecimento de Deus e do seu projecto de amor, e não a de quem se convence que é dono da verdade; aquela que recolhe as nossas experiências de vida e faz crescer a esperança, que nos ajuda a reconhecer nas criaturas os sinais do Criador e a cuidar de tudo o que é belo.   

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom do Entendimento,

dar mais inteligência aos governantes e aos políticos, para servirem reponsavelmente os povos. A inteligência que nasce do diálogo e do confronto, que não se deixa corromper pelo dinheiro nem pelo poder; aquela que está ao serviço da verdade e do desenvolvimento, que não usa as palavras em vão, e é nobre para assumir as responsabilidades.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Ciência,

abrir horizontes de esperança aos mais jovens, para não desistirem de sonhar e inventar novos caminhos. Aquela ciência que é fruto do trabalho e da criatividade, que se maravilha com a criação e se abre aos valores fundamentais; aquela que promove a dignidade do ser humano e o une a Deus.

Vem, Espírito Santo! Vem, com o dom do Conselho,

fortalecer os pais e educadores, para redescobrirem a alegria e a grandeza de educar. Aquele conselho que ensina a fazer as melhores escolhas e é fruto de um amor exigente; o conselho que fortalece a vontade e transmite a felicidade de ser-se responsável.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Fortaleza,

animar os mais pobres e desfavorecidos, para não desistirem perante as adversidades. Aquela fortaleza que revela o valor de cada pessoa e a sua justa luta pelos direitos humanos; aquela que compromete todos para assumirmos os comuns deveres, e não deixa criar dependências escravizantes, nem abismos de desigualdade.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom da Piedade,

unir todos os crentes no respeito e no empenho pela liberdade religiosa no mundo. Aquela piedade que só reconhece o amor a Deus no amor concreto aos outros, libertando-se de “piedades” inúteis e folclóricas; aquela que promove a justiça e não põe fronteiras ao amor de Deus.

Vem, Espírito Santo! Vem com o dom do Temor de Deus,

responsabilizar toda a humanidade no cuidado da vida e dos dons recebidos e adquiridos. Aquele temor que não é medo, mas atenção e fidelidade ao essencial, confiado na salvação oferecida em Jesus; aquele nos faz viver em mais amor e verdade, na comunhão com Deus – Trindade.

Vem, Espírito Santo!

 

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

 

O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus a todos os crentes, o Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Homem Novo.

  • O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências.
  • Na primeira leitura, Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos crentes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças e comunicar, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.
  • Na segunda leitura, Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele que concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros; por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, mas devem ser postos ao serviço de todos.

 

scj.lu@netcabo.pt – www.dehonianos.org