Santos Ponciano e Hipólito, S. Benildo, S.Cassiano de Ímola

13-08-2010 09:25

Santos Ponciano e Hipólito, mártires

 

Estamos nos finais do século II e princípios do séc.III, altura em que a heresias abundavam. Hipólito comentava a Sagrada Escritura com violência e de forma inaudita para combater os hereges. Hipólito atacou também violentamente o Papa Calisto (217), acusando-o de violência excessiva quanto à remissão dos pecados, entre outras coisas. A ele se deve o cálculo para estabelecer o Domingo de Páscoa. É desterrado com o então Papa Ponciano para a Sardenha e é lá que morrem.

 

S.Benildo

Nasceu em 1805 na Alvérnia. Tornou-se professor e todos gostavam muito dele. Todas as palavras deo Evangelho eram para ele sagradas.

 

S. Cassiano de Ímola

Tratou-se de um mestre-escola do princípio do século IV, muito consciencioso e severo no cumprimento do dever. Como se negou a sacrificar diante dos ídolos foi entregue à justiça. O juíz sentenciou-o a uma morte espantosa e singular. Deu plena liberdade aos alunos para se rirem do seu mestre e o atormentarem como lhes parecesse até tirar-lhe a vida. Uns atiraram-lhe à cabeça as tabuínhas da aula e outros, o maior número, espetaram-lhe e dilaceraram-lhe as carnes com os estiletes que usavam para escrever na cera. O tormento foi muito e doloroso. Por fim, Cassiano acabou por morrer.