Santo Higino, S. Vital, S. Teodósio Cenobiarca

11-01-2011 09:43

Santo Higino

Nasceu em Atenas, filho de um filósofo. Foi papa, ao que parece, entre 136 e 140, como 8º sucessor de S.Pedro. Foi um pontificado difícil. Os gentios acreditavam que os cristãos eram feiticeiros e por isso, atribuíram-lhes a causa dos flagelos que sofriam. Os cristãos eram perseguidos, mortos e oferecidos aos ídolos. Foi um papa que esteve à altura dos desafios que teve que enfrentar. Segundo o Martirológico Romano foi mártir.

 

S.Vital

Com sessenta anos deixa a região de Gaza (Palestina), onde vivia com ermitão e foi para a Alexandria onde julgou poder converter as mulheres de má vida. Mendigava junto dos ricos para as poder ajudar, dando-lhes de comer, ouvindo-as e aconselhando-as. O Bispo ouvindo falar do trabalho que Vital fazia, mando-o prender. Todas as noites estas mulheres iam gritar para a janela do Bispo com vista ao demover daquilo que tinha feito. O Bispo informado sobre o trabalho que Vital fazia junto delas, acaba por o soltar. É morto por volta do ano 625 por um indíviduo que explorava as mulheres e que Vital conseguia converter.

 

S. Teodósio Cenobiarca

Nasceu na Capadócia (424-529). O cognome surge por ter defendido sempre a vida em comum, cenobítica. Fundou em Catisma um grande mosteiro que continha três hospitais: um para casados, outro para solteiros e um outro para mendigos de passagem. Existia também quatro igrejas. uma para os frades gregos, outra para trácios e outra para os arménios. Morre aqui com 105 anos vítima de doenças.