Santo Adalberto, S.Jorge

23-04-2010 09:19

Santo Adalberto

 

Nasceu na Boémia por volta do ano 956 e lhe deram o nome de Woytiech. Quando foi crismado adoptou o nome do seu tutor, o arcebispo de Magdeburgo: Adalberto.

Em determinado momento da sua vida é ordenado sacerdote e posteriormente vai ser Bispo de Praga. Partilha os seus bens sobretudo com aqueles que mais necessitam. Quase todos os dias ia visitar os doentes e os presos.

Devido a toda uma série de contratempos que surgem na sua vida, parte com um grupo de amigos para as terras dos Prussianos que o vão maltratar. Doente e maltratado vai para a terra pagã de Tenkitten onde é assassinado no dia 23 de Abril de 997 com apenas 41 anos de idade.

 

S. Jorge

 

Deve ter sido um cavaleiro extraordinário por tudo o que se conta da sua vida no Oriente, onde ficou conhecido pelo "grande Mártir" e pelo Ocidente onde a partir do século IV existem registos sobre a sua veneração. Entre as lendas que se contam deste extraordinário mártir, a mais conhecida é a do dragão. Encontrando-se este num lago da Silena perto da Líbia, muitos foram os exércitos para lá enviados com o objectivo de o matar, mas nada conseguiam. Uma vez que não o conseguiam matar, todos os dias lhe levavam duas ovelhas para o acalmar e alimentar ou quando não havia ovelhas, ofereciam-lhe raparigas. Ora, um dia, calhou à filha do rei a desventura de ter que ser oferecida como refeição ao dragão. Por aqueles dias, estava na região Jorge, um tribuno militar. Com pena do que ia acontecer, pega no seu cavalo e lança e, depois de fazer o sinal da cruz, vai em direcção ao dragão que acaba por matar. Aproveitou o facto, para fazer um sermão e tentar converter ao cristianismo, todos aqueles que tinham assistido à luta. De facto o rei e seus súbditos se vão converter e vão receber o baptismo. Em sinal de agradecimento por ter salvo a filha do Rei, Jorge recebe deste uma grande quantia de dinheiro e a mão da princesa, mas este vai distribuir tudo pelos pobres e vai partir, não querendo nada para si.

Em todo o mundo existe uma grande devoção a este Santo, conhecido pela sua coragem, determinação, simplicidade, fé e solidariedade para com os mais necessitados. Em Portugal também existe uma grande devoção a S. Jorge representado sempre no seu cavalo e lutar contra o dragão!