Santo Abraão, S. João Leonerdi, S.Dionísio Areopagita e companheiros mártires, S. Luís Beltrão

09-10-2010 08:41

Santo Abraão do Antigo Testamento

O grande patriarca domina a história das origens de Israel. Ler os capítulos do livro do Génesis que narram a sua vida e a relação extraordinária com Deus.

 

S. João Leonardi

Nasceu por volta do ano de 1541 ou 1543, em Décimo, perto de Suca, Itália. Teve uma educação cristã. Quando jovem foi enviado para junto de um farmacêutico para aprender a mesma profissão. Já ordenado sacerdote, com alguns jovens, ensinava o catecismo às crianças. Quando lhe deram a antiga igreja de Nossa Senhora da Rosa e uma grande casa, funda os Padres Regulares da Mãe de Deus no dia 1 de Setembro de 1574. Foi ameaçado de morte pelos luteranos e por isso refugia-se em Roma com os seus copanheiros. Aí tomou como director S. Filipe Néri. Apresentou os estatutos da ordem ao Papa Clemente VIII que os aprovou e abençoou, concedendo-lhes privilégios. Em 1609 foi atacado por uma violenta epidemia. Morre no dia 9 de Outubro do mesmo ano.

 

S. Dionísio Areopagita e companheiros mártires

Aparece quando S. Paulo fala no areópago de Atenas (Act 17) Todos se riem de Paulo menos este Areopagita, personalidade importante, pois era juiz no tribunal supremo. Dionísio ou Dinis recebeu nesse dia a graça da fé e foi, como sabemos por outra fonte, o primeiro bispo de Atenas. Ele e seus companheiros foram degolados.

 

S. Luís Beltrão

Nasceu em Valência no dia 1 de Janeiro de 1526. Foi um assíduo leitor da vida dos santos que procurava imitar. Um dia contra a vontade dos pais entra no convento de S. Domingos que os Padres Pregadores possuiam em Valência, mas o pai, João Beltrão, notário do reino, fala com o prior anulando a tentativa do filho. Três anos mais tarde, diante do novo prior: Frei João Micó, o jovem é admitido. Aquele jovem noviço é motivo de admiração dos padres anciãos, uma vez que leva a vida religiosa com muita exigência. Já sacerdote e com 23 anos de idade, fazem-no mestre de noviços. Decide estudar em Salamanca para se preparar contra a heresia protestante, mas por vontade de Deus acaba por voltar para Valência. Aí vai conhecer um jovem vindo da América Latina que quer ser Dominicano. Este índio vai, durante meses falar-lhe das maravilhas da sua terra e de como existem muitas pessoas que não conhecem Cristo. Na primeira oportunidade que tem parte com os missionários como voluntário. Em 1562 partem de Sevilha, na frota que os levará em missão para América. Esta missão na actual Colômbia vai durar sete anos. A sua vida salienta-se pelo trabalho extraordinário que faz como mestre de noviços. Cultiva o temor de Deus. Morre no ano de 1581