Santa Marta, S. Lázaro, Santo Olavo

29-07-2010 08:39

Santa Marta

O Evangelho ensina-nos que ela punha todos os seus cuidados em receber bem Nosso Senhor, quando este passava por Betânia. A devoção a Santa Marta quase não floresceu entre os Gregos. Nasce na época das cruzadas em França quando se começou a divulgar que toda a família de Betânia tinha vindo terminar os seu dias na Provença, onde na cidade de Tarascon foi atribuído a Marta o facto de ter estrangulado a Tarasca: dragão fêmea que devorava os animais domésticos e as crianças. Foi o que levou os Tarasconenses de então a procurar as relíquias dela e, julgando tê-las encontrado (1187), contruíram uma igreja para as guardar (1197). A quiseram como padroeira. Ela é considerada também a patrona das cozinheiras.

 

S. Lázaro

É honrado neste dia em Jerusalém apesar da maioria dos calendários o celebrarem no dia 17 de Dezembro. Sobre o irmão de Marta e Maria que foi ressuscitado por Nosso Senhor, não sabemos além do que diz o Evangelho de S.João.

 

Santo Olavo

Nasceu em 995 e morreu em 1030. Inscreve-se, aos 14 anos, num dos bandos de Normandos que, durante dois séculos, se espalharam periodicamente pela França, a fim de pilharem tudo o que encontravam. Diz-se que, numa dessas incursões se converte ao cristianismo e por isso recebe o baptismo. Torna-se Rei da Noruega aos 21 anos (1016) e estabelece o Cristianismo como religião do Estado. Isto fez que, os partidários do antigo culto se revoltassem contra ele. Morre na batalha de 31 de Agosto de 1030 aos 36 anos. Foi considerado mártir e declarado capitão nacional da Noruega independente.