Santa Margarida Maria Alacoque, S. Leopoldo de Castelnovo, S. Gerardo Majela, Santa Hedviges, S. Guilherme de Malavalle

16-10-2010 07:42

Santa Margarida Maria Alacoque

Nasceu no dia 22 de Julho de 1647. Perde o pai com 9 anos e fica paralisada durante um quadriénio por uma espécie de forte reumatismo. A mãe empurra-a para o casamento uma vez que as dificuldades eram muitas, mas mais uma vez descobre que só quere seguir Jesus. No dia 20 de Junho de 1671 vai para o noviciado de Paray, com a espiritualidade de S.Francisco de Sales. umpre o ano de noviciado no dia 25 de Agosto de 1672, mas atrasaram-lhe a profissão até ao dia 6 de Novembro de 1672. Ao longo destes anos Margarida teve visões que lhe foram indicando o caminho que devia seguir. A partir deste momento as visões terão a ver com o mundo e da ingratidão dos homens. A sua grande missão foi dar a conhecer a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Morre no dia 17 de Outubro de 1690.

 

S. Leopoldo de Castelnovo

Adeodato Mandic nasceu na costa dálmata do mar Adriático em 1866. Foi admitido nos Capuchinhos em 1884. Não deixou obras escritas ou edificadas. Vive com grande devoção o ideal franciscano. Fez do Sacramento da confissão a grande prioridade da sua vida sacerdotal. Morre em pàdua no dia 30 de Julho de 1942.

 

S.Gerardo Majela

Nasceu a 6 de Abril de 1726 em Muro a vinte léguas ao sul de Nápoles. Seu pai era alfaite. Perto de Muro existe a capela de Capotinhamo que tem a imagem de Nossa Senhora com o Menino ao colo. Quando Gerardo tinha cinco anos foi brincar para lá, o menino Jesus desceu dos braços da sua mãe e foi brincar familiarmente com ele, dando-lhe um pãozinho branco. Quando chegou a casa e a mãe lhe pergunta que lhe tinha dado o pão, ele responde: " Foi o menino de uma senhora, que brincou comigo". Todas as manhãs isto aconteceu. Um dia a sua irmã seguiu-o e viu o Menino Jesus descer dos braços de Nossa Senhora e entregar o pão ao irmão. Pelos sete anos Gerardo, possuído pelo amor ao Pão Eucarístico quiz comungar, mas o sacerdote negou-lhe a comunhão. Gerardo retirou-se a chorar. Na noite seguinte o Arcanjo S. Miguel veio trazer-lhe o Pão dos anjos. Aos dez anos Gerardo faz a comunhão. Passou a comungar de dois em dois dias para além do Domingo. Depois da morte do pai foi como aprendiz para casa de um alfaite que o maltratava. Sentindo-se chamado para a vida religiosa quiz entrar nos Capuchinhos, mas foi recusado o seu pedido por ser tão fraco. Foi como criado para a casa do bispo titular de Lacedónia. Todos o admiravam.Depois da morte do Bispo teve que ganhar a vida como alfaiate. Dividia o que ganhava em três partes, uma para a família, outra para os pobres e a outra para as almas do purgatório. No mês de Agosto de 1748 passaram em Muro dois Redentoristas. Gerardo falou-lhes da sua vocação. A mãe com medo de perder o filho fechou-o no quarto, mas este conseguiu escapar pela janela. Foi destinado para a casa de Deliceto. Entra no dia 1 de Maio de 1749. Tinha uma grande devoção à divida providência. Converteu muito pecadores. Operou curas miraculosas. Morre no dia 15 de Outubro de 1755.

 

Santa Hedviges

O pai foi Bertoldo, duque de Caríntia, Margrave de Meran e conde do Tirol. A mãe também pertencia à alta linhagem. Desde muito pequena Hedviges foi uma crianças cheia de virtudes e inteligência rara. Gostava muito de ler e rezar. Quando atingiu os doze anos, para obedecer aos pais, contraiu núpcias com Henrique, duque da Polónia e Silésia. Teve seis filhos. Fizeram de comum acordo voto de completa continência que confiaram nas mãos do Bispo. Ajudou pobres e desprotegidos que comiam na sua mesa. Visitava hospitais. Com o esposo manou construir nas proximidades de Breslau um convento para as religiosas da Ordem de Cister. Neste convento muitas meninas pobres reseveram educação e instrução religiosa. Era uma duquesa muito recatada e austera também no vestir. Perde o marido e posteriormente o filho henrique nas guerras. O resto da vida passou-a no convento, com grande disciplina e austeridade. Morre no ano de 1243. É padroeira da Polónia.

 

S. Guilherme de Malavalle

Guilherme de Malavalle ou o Grande. Natural de França. Depois de uma vida pecaminosa converte-se e passa a ser heremita em vários lugares da Toscana. Levou uma vida de contemplação. Os seus dois discípulos fundaram a ordem de S. Guilherme. Morre em Malavalle, perto de Castiglione della Pescaia (Grosseto), no dia 10 de Fevereiro de 1157.