Santa Madalena Sofia Barat, S.Gregório VII, S.Beda Venerável, Santa Maria Madalena de Pazzi

25-05-2010 07:44

Santa Madalena Sofia Barat

Nasce numa famíia pobre. O seu irmão mais velho, Luís Barat, vai ser o seu tutor ensinando-lhe o latim, grego, matemática entre outras ciências. De saúde devil vai sempre superar com coragem as suas enfermidades. O irmão Luís é ordenado sacerdote e leva consigo a irmã, já com vinte anos, para Paris com vista a poder continuar os estudos. Vai fundar, juntamente com um grupo de jovens e a inspiração do Pe. José Varin a Sociedade do Sagrado Coração de Jesus. Em 1801 em Amiens, inaugura-se o primeiro colégio para a formação de meninas. Foi incansável em todo o trabalho que fez na Congregação, sempre com grande humildade, oração e abandono à vontade de Deus. Funda várias casas, escreve as Constituições que submete à aprovação das religiosas e depois ao Sumo Pontífice Leão XII que acaba por aprová-las no dia 22 de Dezembro de 1826. Um dos seus lemas de vida era: "sofrer por todos e não fazer sofrer ninguém". Morre no dia 25 de Maio de 1865.

 

S.Gregário VII

O seu nome era Hildebrando e foi sercretário do imperador Henrique III. Ordena-se sacerdote como monge beneditino do mosteiro de Cluny, França. Torna-se Arcediago da Igreja de Roma. Vai ter grandes responsabilidades dentro da Igreja e vai desempenhar sempre com humildade e firmeza tudo o que lhe é confiado. É eleito Papa depois da morte de Alexandre II em 1073, optando pelo nome de Gregário VII. Teve um pontificado exigente uma vez que vive num período da história em que vai ter grande problemas com o Imperador Henrique IV. Este vai depor o santo pontífice, mas este vai excomungar o imperador, declerando-o privado do trono. Conseguiu colocar a Igreja em ordem, mas a custa de muitas perseguições e calúnias. Convoca vários Concílios que o ajudam a ter a coragem de mudar aquilo que tinha que ser mudado. Morre no dia 25 de Maio de 1086.

 

S.Beda Venerável (Doutor da Igreja)

Segundo a biografia que ele próprio escreve, nasce em 673, perto da abadia de Wearmouth e vai ser o abade Bento Biscop que vai assumir a sua educação dentro do prório convento. Vai deixar uma grande obra escrita no campo da espiritualidade, teologia, exegese, história. Foi também traductor, compilador, vulgarizador. Morre no dia 26 de Maio de 735.

 

Santa Maria Madalena de Pazzi

Nasceu no dia 2 de Abril de 1566 em Florença, Itália na família ilustre dos Pazzi, sendo-lhe dado o nome de Catarina. Desde muito pequenina cultivou sempre a necessidade da oração, da confissão e do sacrifício. Vendo isto o confessor, Pe. Rossi (jesuíta) deu-lhe a comunhão com apenas 12 anos. Apesar de ter tido muitos pretendentes, disse sempre aos pais que o seu grande desejo era ir para a vida religiosa e consagrar-se a Deus. Assim sendo entra para o convento de Santa Maria dos Anjos, das irmãs carmelitas, no ano de 1582 com apenas 16 anos. Deixa o nome de Catarina e recebe o de Madalena. A sua profissão religiosa foi no dia da festa da Santíssima Trindade. Teve uma vida de grande espiritualidade e exigência ascética. Tinha o dom da cura e da profecia. Morre no dia 26 de Maio de 1607.