Santa Clara de Assis, Santa Susana, Santo Alexandre de Comana

11-08-2010 07:58

Santa Clara de Assis

 Desde muito cedo, Clara se privou do necessário para ajudar os pobres. Teve a educação do seu tempo e da sua classe elevada: leitura e escrita, bordados e direcçãoda vida doméstica. O caminho que deu à sua vida deve-o a Francisco de Assis. Viram-se pela primeira vez na quaresma de 1212, teria Clara 18 anos. Os pais queriam a todo o custo que ela casasse, mas Clara estava determinada a consagrar-se a Deus, por isso, no Domingo de Ramos, fugiu para a Porciúncula, onde Francisco a esperava. Francisco levou-a ao mosteiro de beneditinas de S.Paulo de Bastia até encontrarem casa própria. Assim Francisco conseguiu para ela e as outras jovens que a ela se juntaram, o Oratório de S.Damião e a pequena morada contígua que pertencia aos beneditinos do Monte Subásio. S.Damião ficou a ser, a partir deste momento a casa gémea da Porciúncula. Francisco não deu a Clara nenhuma regra de vida, a única coisa que lhe inculcou foi o espírito de pobreza e a confiança na providência divina. Na comunidade, Clara dava o exemplo. Depois de uma prolongada enfermidade e dores agonizantes, morre no verão de 1253.

 

Santa Susana

O nome de Susana tem origem hebraica e significa "lírio". O livro de Daniel, fala-nos duma Susana que estve para ser mártir da pureza. E fala-se de uma Susana que terá recusado casar com o filho do imperador Diocleciano e por isso terá sido morta.

 

Santo Alexandre de Comana

Santo Alexandre foi bispo de Comana no Ponto (Ásia Menor) e morreu mártir sendo queimado vivo no século III. Era filósofo, mas exercia o ofício de carvoeiro unicamente por mortificação. Por isso é patrono dos carvoeiros.