Santa Lídia, Santos Nicodemos e Gamaliel, S. Pedro de Anâgni

03-08-2010 08:32

Santa Lídia

Foi uma pagã convertida ao judaísmo. Veio de Grécia Asiática e instalou-se em Filipos, porto do Mar Egeu, por causa do seu comércio. Faz-se cristã pelo ano 55, quando S. Paulo evangeliza essa região. (Act. 16, 11-15).

 

Santos Nicodemos e Gamaliel

Nicodemos era fariseu e doutor em Israel. Parece ter sido também senador em Jerusalém, uma vez que se lhe dá o título de judeu principal ou chefe judeu. Nicodemos acreditava em Jesus. Recebe a instrução com docilidade. Foi expulso e excomungado da Sinagoga por acreditar em Cristo. Vai passar o resto da sua vida na casa de campo de Gamaliel. Gamiel também é fariseu e um dos doutores com melhor reputação. Pensa-se que a sua conversão tenha sido anterior à de S.Paulo.

 

S. Pedro de Anâgni

Expulso de Roma pelos exércitos imperiais, o papa Alexandre II refugiou-se em Anâgni. Nesse ano de 1062 morre o bispo desta diocese. O papa leva o cabido a eleger um beneditino do mosteiro de Montecassino, chamado Pedro. Pertencia à nobre família dos príncipes de Salerno, o que lhe valeu o apelido De princípibus. Em 1071 Alexandre II envia-o ao imperador de Constantinopla na qualidade de embaixador. Voltando à diocese em 1074, começou a construção da nova catedral. Pedro toma parte na primeira cruzada e portanto a nova sé só a vai terminar quando regressa. Morreu no dia 3 de Agosto de 1105. Pascal II canoniza-o na catedral de Ségni no dia 6 de Julho de 1110.