S. Roberto Bellarmino, Santa Hildegarda, S. Pedro de Arbués

17-09-2010 09:47

S. Roberto Bellarmino

Nasce em Montepulciano, Itália, em 1542. Ficou conhecido por um homem com um grande sentido de simplicidade, naturalidade, vida interior intensa, grande dedicação a tudo o que fez. Escreveu livros como as Controvérsias e a Explanação dos Salmos, Da ascensão da mente para Deus. Teve sempre a preocupação também de, as grandes verdades teológicas, as explicar, com linguagem simples aos menos letrados. Foi durante três anos Arcebispo de Cápua e via-se constantemente com os sacerdotes e com os pobres. Repartia tudo quanto tinha com os mais necessitados. Visitava as povoações e atendia todos aqueles que o procuravam. Defendeu sempre o Papa contra os ataques dos luteranos e protestantes, mas também apresenta a Clemente VIII um Memorial em que denunciava os seis grandes abusos que existiam na Corte Romana, lembrando ao Papa que era apenas o administrador da Igreja e não o senhor. Existiam práticas pontifícias abusivas que ele denunciou. Isto custou-lhe o desagrado de Clemente VIII. Defende também o poder indirecto dos Papas sobre o Estado e não o poder directo como queria Sisto V. Morre em Roma no dia 17 de Setembro de 1621.

 

Santa Hildegarda

Nasceu em 1098, pouco depois de S. Bernardo. Santa Hildegarda de Bingen foi uma monja beneditina que ficou conhecida devido às suas visões, palavras e escritos. Chamavam-lhe a Sibila e Profetisa do Reno. Aos oito anos aprendeu a ler e a escrever, latim, noções de medicina e história natural. Familiarizou-se com os textos litúrgicos e com a Regra de S. Bento. Aos quinze anos recebe o véu de monja e pouco tempo depois é colocada à frente da comunidade. Ajudada por monges, entre 1141 e 1151 escreveu a sua grande obra, o Scivias (conhece os caminhos do Senhor), Liber vitae meritorum (livro dos Méritos), Liber divinorum operum (livro das obras divinas). Escreveu outros livros sobre vários assuntos. Morre octogenária, a 17 de Setembro de 1179.

 

S. Pedro de Arbués

Nasceu pelo ano de 1440 em Epila, perto de Saragoça. Estuda em Huesca e como era bom aluno segue estudos em Bolonha, o grande centro universitário de Itália, onde o cardeal Gil Albérnez fundara, em 1365, um colégio de Espanha para 24 estudantes do seu país. Pedro faz o doutoramento em teologia e direito. Saragoça reclama-o, como cónego regular de Santo Agostinho na igreja metropolitana. Pedro faz profissão solene entre os cónegos em 1476. Confessava, pregava e ensinava. Fernando, o Católico (1497-1516), o rei que tanto faz para libertar a Espanha das forças antinacionais e anticristãs, insistiu demoradamente junto dos papas Sisto V( 1471-1484) e Inocêncio VIII (1484-1492) para estabelecer em Espanha a Inquisição. Obteve-o em 1480, e o primeiro inquisidor da fé para Aragão foi, em 1484, Pedro de Arbués. O ofício de inquisidor era perigoso. Pedro não foi o primeiro a ser assassinado. Morre no dia 17 de Setembro de 1485.