S.Pio V, S.José Bento Cottolengo, Santos Amador e Companheiros, S.Donato, S.Roberto de Molesme

30-04-2010 08:49

S. Pio V

Miguel Ghislieri foi filho de um humilde lavrador de Milão (Itália). Quando pequeno tomou muitas vezes conta das ovelhas. Quando ainda era muito pequeno decide ser padre e entra para a Congregação da Ordem de S.Domingos, mais conhecidos por Dominicanos. Em 1556 é sagrado Bispo de Sútri e em 1557 Cardeal. Em 1566 é eleito Papa e adopta o nome de Pio V. Foi um Papa muito simples, reduzindo ao máximo as suas despesas. Como Papa aquilo que mais o preocupou foi a defesa da fé e a reforma cristã. Foi um homem de oração. Morre no dia 29 de Abril de 1572.

 

S.José Bento Cottolengo

Nasceu no dia 3 de Maio de 1786 na vila de Bra, no Piemonte (Itália). Desde muito pequenino se preocupou com os mais pobres. Em 1805 entra para o seminário de Turim e aos 25 anos ordena-se sacerdote. Em 1817 funda o Pio Instituto da Divina Providência onde vai acolher os pobres. Para cuidar dos doentes vai fundar as Damas da Caridade às quais chamou Vicentinas mas são mais conhecidas como Cottolenguinas. O slogan que conduziu a sua vida foi: "caridade e confiança". Confiou sempre na providência Divina e trabalhou sempre na linha da caridade porque sabia perfeitamente que Deus nunca falha. Dom Cottolengo morre no dia 13 de Abril de 1842. Ainda hoje existe a obra que fundou: "Píccola Casa" ou "Cottolengo" com o mesmo espírito de alegria, confiança e eficiência.

 

Santos Amador e Companheiros

 

Amador foi natural da antiga cidade de Tucci, colónia de romanos. Torna-se um extraordinário sacerdote. Foi viver para Córdova (Espanha) com o pai e irmãos. Eram amigos de Amador um monge muito conhecido chamado Pedro e luìs, irmão de S.Paulo diácono e parente de S.Eulógio ambos naturais de Córdova e filhos de pais cristãos. Por pregarem o Evangelho foram executados no dia 30 de Abril de 885. Os seus corpos foram lançados ao rio Guadalquivir assim os seus corpos não seriam venerados pelos cristãos.

 

S. Donato

Desde muito pequeno foi educado com os valores e ensinamenos do Evangelho. Deve-se à sua formação e qualidades a conversão ao cristianismo do Imperador Teodósio e da sua filha que por isso são baptizados. As famílias mais importantes de Constantinopla se converteram ao cristianismo graças a S.Donato. Foi sagrado Bispo de Evoreia cidade do Epiro. Continuou a ser como Bispo aquilo que sempre foi como sacerdote: atento a todos sobretudo aos mais necessitados. Terá morrido por volta do ano 387.

 

S. Roberto de Molesme 

Nasce perto de Troyes (França) por volta de 1025. Muito novo entre para o convento dos Beneditinos de Moutier-la-Celle. Vai viver, durante muito tempo, na floresta de Molesne juntamente com um grupo de monges com a preocupação de viver a exigência do Evangelho. Uma vez que muitos não quiseram viver a exigência que a vida do Evangelho propõe, parte com um grupo para a Borgonha e ficam em Cister. Aqui vão conseguir a exigência de vida que procuravam fundado a Ordem de Cister.