S.Pascoal Bailão, Santa Gema Galgani, Santa Margarida de Cortona, Santa Restituta

17-05-2010 09:24

S. Pascoal Bailão

Foi-lhe posto o nome de Pascoal por ter nascido no Domingo da Ressurreição de Jesus (Páscoa). Nasce em Torrehermosa, Aragão, Espanha no ano de 1540. Desde muito novo guardou rebanho e portanto não sobrava tempo para ir à escola. Como tinha muita pena de não saber ler nem escrever, levava para o campo um cadernito e pedia às pessoas que ia encontrando que o ensinassem. Quando por fim aprendeu a ler, dedicou-se à leitura da vida de Jesus e dos Santos. Aos vinte anos sentiu o apelo da vida religiosa e apresentou-se no convento dos Franciscanos descalços em Valência. Ajudava com afabilidade todos aqueles que lhe pedissem serviços quer dentro quer fora dos convento. No dia da Purificação de Nossa Senhora no ano de 1565 faz os votos religiosos. Foi enviado para vários conventos e davam-lhe sempre a responsabilidade da portaria ou refeitório uma vez que era uma pessoa muito afável, atenta, humilde e vigilante. Tinha sempre o cuidado de distribuir comida e esmolas aos pobres que batiam à porta do convento e rezava com eles antes das refeições. Foi um homem de oração. Para tudo recorria a ela, sabia que Deus nunca o iria abandonar. Passava horas inteiras diante do Santíssimo. Durante a vida fez algumas curas milagrosas. Morre no Domingo de Pentecostes no ano de 1592.

 

Santa Gema Galgani

Nasceu no dia 12 de Março de 1878 em Camigliano, Toscana, Itália. Desde muito pequenina gostava de rezar e pedia à mãe que lhe falasse de Deus. A 17 de Setembro de 1885 perdeu a mãe vítima de tuberculose. Na festa do Corpo de Deus, no dia 17 de Junho de 1887, com nove anos, faz a sua primeira comunhão. Foi sempre uma excelente aluna. A nível de saúde foi muito frágil, ficando gravemente doente em várias ocasiões. Sofreu no corpo as feridas da Paixão de Cristo. Procurou entrar num convento religioso, mas a sua saúde dévil não o permitiu. Morre no dia 11 de Abril de 1903 com 25 anos. Foi canonizada pelo Papa Pio XII. É uma das Santas do século XX.

 

Santa Margarida de Cortona

Nasceu em 1247 em Laviano, Toscana, Itália. Aos 18 anos passa a vivr com um fidalgo de Montepulciano de quem teve um filho. Margarida começa a ponderar na vida que levava depois do assassinato do amante e por isso apresenta-se na Ordem Terceira Franciscana de Cortona que a vai acolher e ajudar. Por outro lado o filho e recebido pelos Padres de S.Francisco que o vão ajudar a crescer. Anos mais tarde irá entrar na Ordem. Margarida viveu o resto da sua vida com exigência e penitências.

 

Santa Restituta

Pensa-se que tenha sido martirizada perto de Cartago (Tunísia) no século IV. As suas relíquias desembarcaram na Ísquia no século IX, chegando a Nápoles, onde ainda se encontram.