S. Moisés, Santa Rosa de Viterbo, Santa Rosália

04-09-2010 09:19

S. Moisés do Antigo Testamento

É conhecida a história de Moisés. Já a sua infância é marcada por um acto extraordinário da mãe: coloca-o num cestinho no rio Nilo para o salvar da espada do Faraó. Os projectos de Deus muitas vezes são incompreensíveis à racionalidade humana. O menino que devia morrer por ordem do Faraó vai viver no seu próprio palácio! Convidamos a ler as passagens do Antigo Testamento sobre a vida deste homem extraordinário, considerado uma das personagens centrais do Antigo Testamento. Ele é o libertador, o mediador da Aliança e o organizador da teocracia hebraica.

 

Santa Rosa de Viterbo

Rosa nasceu de uma família pobre de Viterbo, Itália, em 1235. A sua prática cristã a deve aos seus pais. Desde muito pequenina teve uma grande devoção a Nossa Senhora e impunha-se um vida de austeridade, partilhando com os mais pobres aquilo que tinha. Querendo ser religiosa foi bater às portas do convento de S.Damião em Viterbo, mas as religiosas não a aceitaram por ser pobre e muito nova. Aacaba por entrar para a Ordem terceira Franciscana. Evangelizava sobre a vida de Jesus, sobretudo sobre a sua Paixão. Ninguém conseguia ficar indiferente às suas palavras. Os partidários do Imperador Filipe II, inimigos da Santa Sé, depressa se puseram a atacá-la, a tal ponto que, com os pais teve que deixar Viterbo e ir para Soriano. 18 meses depois de sair da sua terra, pôde regressar, depois da morte do Imperador. Pela segunda vez Rosa experimenta entrar num convento, mas este também lhe fecha as portas. O confessor de Rosa aconselha-a a viver em casa, transformando este espaço no seu claustro. Muitas jovens acabam por aderir ao projecto de Rosa. O confessor vendo o entusiasmo destas jovens, compra-lhes uma casa. A comunidade tomou a regra da Ordem Terceira Franciscana. Mas por influência das religiosas do Convento de S.Damião, o papa Inocêncio IV suprimiu a nova comunidade. Morre com 17 anos e 10 meses no dia 6 de Março de 1252.

 

Santa Rosália

A santa de Palermo, passa por ter livrado a sua terra natal da peste em 1625 e por ter realizado muitos milagres. Diz a lenda que nasceu cerca do ano 1130, na corte de Rogério II, rei da Sicília, sendo seu pai Sinibaldo, descendente de Carlos Magno.