S.Manços, S.Pacómio, Santa Dionísia e os Santos Paulo e André, Santo Aquiles

15-05-2010 07:27

S.Manços

Existem várias lendas à volta do nosso Santo. Parece que, comum a todas é a sua origem romana. Torna-se Bispo de Évora, onde o seu culto remonta dos finais do século XIII.

 

S.Pacómio

Juntamente com Santo Antão é responsável por ter criado e regrado por escrito a vida cenobítica, isto é, religiosa em comum. Nasceu numa família idólatra por volta do ano 292. Faz parte dos tropas de Maximino Daia (308-313). Quando estas são derrotadas, Pacómio, vai conhecer em Tebaida, uma comunidade cristã que o acolhe. Converte-se ao cristianismo e vai ser baptizado. Junta-se ao velho Palémon, que vive no deserto uma vida de grande austeridade. A vida destes homens vai inspirar a vida de muitos que se vão juntar a eles. Pacómio vai fundar vários mosteiros. Assim sendo, escreve uma regra de vida em comum que vai ser traduzida por S.Jerónimo e que ainda hoje existe. Morre em 348.

 

Santa Dionísia e os Santos Paulo e André

Enquanto Paulo e André estão a ser lapidados pelo povo, junta-se a eles Dionísia, uma jovem de 16 anos que, no meio de multidão assume, sem medo a sua fé em Cristo Jesus. O procônsul a manda primeiro torturar e depois decapitar no dia 15 de Maio de 250 ou 251.

 

Santo Aquiles

Foi Bispo de Marissa na Grécia. Tinha o poder de fazer milagres. Os cristãos búlgaros levaram as suas relíquias para Presbo que tomou o nome de Aquili.