S.Lourenço da Brindes, Santa Praxedes, virgem e os Mártires Éscilitanos, S.Daniel, profeta

21-07-2010 08:58

S.Lourenço da Brindes (Doutor da Igreja)

 

Nasceu em Brindes, Itália, em 1559. Aos quatro anos pedia que o autorizassem viver com os franciscanos conventuais. Fez-se capucinho, depois de ter estudado filosofia e direito canónico, em Veneza em 1575 e recebe o sacerdócio em 1582. Desde muito novo repetia de cor aos da sua idade, os sermões que ouvia na igreja. Decorou toda a Bíblia e pregava aos judeus em hebraico. Foi um dos religiosos mais importantes do seu tempo. Um dos grandes adversários dos protestantes. Foi pregador em Itália e Alemanha durante 20 anos e em 1602 é nomeado ministro geral da sua Ordem. Sendo um excelente diplomata foi encarregado, pela Santa Sé, das mais altas missões, nos últimos 15 anos da sua vida. Faleceu em Lisboa no dia 22 de Julho de 1619, aonde viera tratar com Filipe III de Espanha da causa dos napolitanos vexados e oprimidos pelo vice-rei. Deixou obras controvérsas e de exegese de entre outros escritos que o elevam a ser considerado um mestre espiritual.

 

Santa Praxedes, virgem e os Mártires Éscilitanos

Foi uma das virgens romanas contemporânea dos Apóstolos. Foi irmã de Santa Pudenciana. O pai, muito provavelmente, foi o senador Pudente, discípulo e acolhedor dos Apóstolos S.Pedro e S.Paulo. Desta Santa conhecemos a sua generosidade para com os cristãos, a intrepidez e caridade com os mártires e a longevidade pois viveu até meados do século II.

 

S.Daniel, profeta

O seu nome Daniel significa: o meu juiz é Deus. O seu livro que se encontra no Antigo testamento nos dá poucas informações sobre ele. Descendia duma família nobre de Judá. Ainda jovem foi deportado para Babilónia, depois da batalha de Karkemisch (605), quando Nabucodonosor tomou Jerusalém. Com três companheiros foi educado durante três anos na corte de Babilónia e instruído nas letras e na língua dos Caldeus. Impuseram-lhe o nome babilónico de Baltasar que quer dizer: ó Bel, protege-lhe a vida - sendo Bel deus do panteão local. Depois foi admitido ao serviço do rei. Graças a uma revelação divina, soube explicar ao soberano um sonho misterioso e ficou sendo conselheiro favotiro dele. O seu livro, na Bíblia hebraica, compreende seis narrações e quatro profecias. Em Daniel não há exortações morais como nos outros grandes profetas. O seu livro tem um caracter Apocalíptico e é considerado o primeiro exemplar neste género literário. Teve grande importância histórica, ou mais exactamente historiográfica, pois durante longos séculos, foi uma das grandes fontes para a história da antiguidade. A sua influência teológica é capital. Quanto à iconografia, o tema de Daniel entre os leões foi apresentado desde as catacumbas.