S. José Operário, Santa Comba do Alentejo, S.Jeremias (profeta)

01-05-2010 07:26

S. José Operário

 

Sabemos que foi carpinteiro. Deve ter sido um homem extraordinário como marido e como pai adoptivo de Jesus. Imagino-o como um homem justo, recto, sensato, corajoso, humilde e carinhoso. Não o imagino aquele velho de barbas como é caracterizado ao lado de Nossa Senhora. Não sei se bonito ou feio, mas jovem e forte sim, de outra maneira como podia ter protegido a família da perseguição de Herodes, da vida difícil no Egipto, do caminho de regresso quando o tirano morreu? Imagino-o um homem cheio de vida, trabalhador, zeloso pelos dois tesouros que o Senhor lhe confiou. Pelo carácter de Jesus, pelo seu perfil, podemos vislumbrar o carácter de um homem, de um pai, que o soube educar e preparar para o bem e o mal...

Neste dia do(a) trabalhador(a), olhemos para ele como um exemplo a seguir em dias de crise de valores e edintidade.

 

Santa Comba do Alentejo

 

Pouco se sabe da vida desta mulher. Diz Jorge Cardoso que foi martirizada em Tourega perto de èvora durante as perseguições de Diocleciano. Teve um irmão: S.Jordão, que foi Bispo de èvora.

 

S.Jeremias

 

Nasceu numa pequena cidade perto de Jerusalém no ano de 645 a.C. Pelos seus escritos podemos concluir que deve ter sido um homem piedoso, humilde e respeitador da pátria. Chrgou a profetizar a tomada de Jerusalém e a deportação dos judeus para a Babilónia (589-587)