S.João Nepomuceno (mártir), Santo André Bobola (mártir), S.Simão Stock, Santo Alípio, S.Possídio

16-05-2010 07:21

S. João Nepomuceno

Tem o nome de Nepomuceno por ter nascido na cidade de Nepomuk, Boémia, antiga Checoslováquia. É ordenado sacerdote e nomeado pregador na corte de Venceslau IV em Praga, uma vez que foi um excelente orador. Torna-se confessor da rainha e imperatriz, filha de Alberto da Baviera. Enquanto a rainha era uma mulher cheia de virtudes, Venceslau deixou invadir o seu coração pelo ciúme, desconfiança, levando uma vida completamente desregrada. Querendo saber o que a rainha dizia no sacramento da confissão vai prender S.João e vai mandá-lo torturar, até ele confessar. Ficou completamente desconjuntado com os membros dilarados. A rainha o vai conseguir salvar, mas por pouco tempo. O rei mandou que João fosse lançado ao rio Moldava. S.João Nepomuceno ficou conhecido como o Santo confessor que guardou até à morte o segredo da confisssão.

 

Santo André Bobola, mártir

Nasce em 1590, junto à cidade de Pultondsk na Masóvia, Polónia, numa família rica e das mais antigas. Com vinte e uma anos deixa tudo aquilo que tem e entra para a Companhia de Jesus (Jesuítas). Torna-se um pregador afável. Enquanto esteve nos colégios por onde passou, levou muitos jovens a se apaixonarem pelo sacerdócio, enquanto missionário levou muitos hereges a viverem uma vida de exigência e honestidade cristã. Entretanto a Polónia em 1657 entra em guerra e é invadida por 2000 cossacos que se dirigem para Janow. Os cismáticos queriam a morte do Pe. André e portanto deram aos cossacos todas as indicações de onde podiam encontrar o sacerdote. Foi preso e obrigado a abraçar o cisma. Uma vez que se recusou foi barbaramente torturado! Foi declarado por Pio XI protector da Polónia.

 

S.Simão Stock

Nasceu no meio de uma família nobre e cristã no ano de 1165. Diz-se que, com doze anos foi viver como eremita e que abrigava na cavidade de um carvalho, daí o nome de "Stock". Em 1213 entra para a ordem do Carmo onde vai chegar a ser o Geral da Ordem. Deixa uma basta obra escrita nomeadamente uma grande devoção a Nossa Senhora do Carmo.

 

Santo Alípio

Conhece e combate com Santo Agostinho contra os hereges. Celebra-se em Tagaste, África.

 

S.Possídio

Foi Bispo de Calame (Guelma) na Numídia em 397. Foi amigo e biógrafo de Santo Agostinho. É padroeiro em La Mirândola.