S.João I, papa,S.Félix de Cantalício, S.Venâncio, S.Teódoto e Santa Tecusa e companheiros, Santo Erico

18-05-2010 08:19

S.João I, papa

Pensa-se que tenha nascido em Senas, Toscana, Itália. O seu pontificado durou pouco mais de dois anos e meio. Foi responsável por vários concílios provinciais, preparou a obra que viria a ser de S.Gregório Magno: o canto gregoriano, mandou restaurar muitos espaços de culto. Durante o seu pontificado existiram muitos conflitos entre o catolicismo e o arianismo, Era imperador do Oriente: Justino Augusto, o Católico (residia em Constantinopla) contra o rei dos Ostrogodos, Teodorico, o Grande que reinava em Itália. Deve-se a Teodorico a morte do Papa. Não o manda decapitar com medo da reacção dos italianos, mas o lança numa prisão sem alimentos. Morre no dia 18 de Maio de 526.

 

S. Félix de Cantalício

 Nasce em Cantalício, Itália no ano de 1513, numa família pobre. Foi sempre um jovem muito afável e humilde. Entro para os Capuchinhos e em 1545 faz os votos religiosos. É enviado para Roma onde, derante 40 anos vai andar na ruas a pedir esmolas. Sempre que pode visita os pobres e doantes levando-lhes conforto. É amigo de S.Filipe Néri. Morre no dia 18 de Maio de 1587.

 

S.Venâncio

Celebra-se a sua festa em Camerino, Itália. Sabe-se que morre decapitado por ordem do imperador Décio (250-253).

 

S.Teódoto e Santa Tecusa e companheiros

Teódoto era um estalajadeiro que viveu em Ancira, Turquia no tempo das perseguições de Dioclesiano (284-305). Tecusa converte este homem ao cristianismo e por isso o considera seu filho espiritual. Tecusa. O governador pagão obriga Tecusa e as outras virgens cristãs que estão com ela a venerar deusas pagãs. Como elas se recusaram foram açoitadas e faogadas no lago. Teódoto, recupera os corpos e depois de lhes dar digna sepultura,  apresenta-se ao governador e declara-se também ele cristão. Foi decapitado e lançado numa fogueira.

 

Santo Erico

Foi rei de parte da Suécia desde 1150 e da Suécia inteira a partir de 1157. As conhecidas "Leis de Erico" favoreciam a Igreja. Foi executado no dia 18 de Maio de 1160 ou 1161 a mando do príncipe Magnus Henriksson pretendente dinamarquês ao trono da Suécia. Até a reforma os Suecos o honraram como herói nacional e padroeiro da pátria.