S.Gregório, o Iluminador, S.Floriano e S.Silvano

04-05-2010 07:11

S.Gregório, o Iluminador

 

Nasce por volta do ano 240. Deve ter sido primo do rei da Arménia, Tiridates (314), que o tornou seu conselheiro mais próximo. Quando o rei descobre que Gregório é cristão o manda prender nas masmorras do seu palácio. Assim esteve durante 14 anos. O Rei entretanto contrai uma doença repugnante e é informado que o primo o pode curar. Sabendo disto o Rei manda libertar Gregório que acaba por curá-lo. Em sinal de agradecimento o Rei e a corte convertem-se ao cristianismo e portanto, são baptizados. Os Arménios convertem-se ao cristianismo. A Igreja da Arménia acabará por se reconhecer "gregoriana". Os Arménios passaram a chamá-lo de Iluminador por os ter tirado das trevas e levado para a luz (Cristo). Morre por volta do ano 325.

 

S.Floriano (+304) e S. Silvanos (+311)

 

S.Floriano foi preso pelo pretor Aquilino que o mandou afogar no rio Enns, quando este tinha ido a Caríntia, Áustria para ajudar cristãos que tinham sido presos.

S. Silvano , bispo de Gaza, foi condenado a trabalha nas minas de Feno,mas chegou tão doente que acabou por ser decapitado.