S. Bento de Aniane, Santa Eulália de Barcelona, Santo António Cauleas

12-02-2011 09:32

S. Bento de Aniane

Foi copeiro-mor de Pepino-o-Breve. Deixa a corte e abraça a vida monástica em Saint-Seine, diocese de Langres. Fixou-se na sua terra natal nas margens do Aniane. Pouco tempo depois se lhe juntaram alguns discípulos. Passou o resto da vida a reformar a Ordem beneditina. Ganhou a confiança de Carlos Magno e de Luís-o-Bonachão, que submeteu à sua autoridade todos os mosteiros beneditinos do Linguadoque, da França e da Aquitânia. Morre em 821, com 70 anos, na abadia de S.Cornélio de Inden, perto de Aix-la-Chapelle.

 

Santa Eulália de Barcelona

Nasce emEspanha nos finais do século II. Em 304, o imperador Maximiano encetou uma cruel perseguição contra os cristãos. Tendo apenas catorze anos, Eulália dirige-se ao Pretor e com uma grande coragem fala-lhe dos malefícios da idolatria. Este a entrega aos soldados para a castigarem. Este ainda tentou dar-lhe a volta, mas ela não deixou. Assim, foi entregue à tortura. O seu corpo foi queimado. Morre em 304 e o seu corpo encontra-se na igreja de Mérida.

 

Santo Anónio Cauleas

Morre-lhe a mãe quando ainda era muito pequeno. O pai não querendo que frequentasse escolas públicas, entrega-o aos cuidados de um santo abade. Torna-se sacerdote e, contra a sua vontade, é nomeado abade. O pai entretanto pede para ser monge e ficar baixo a direcção do filho. A sua reputaçºao chega a Constantinopla e quando o patriarca morre, este o subtitui. Era muito exigente consigo próprio. Trabalhou para restabelecer a paz na Igreja do Oriente. A data da sua morte encontra-se entre os anos 895 e 901.