S. Barnabé, Santa Paula Frassinetti, Santa Adelaide,leprosa

11-06-2010 08:16

S. Barnabé

Faz parte do grupo da primeira comunidade cristã dos apóstolos. Nasceu em Chipre, judeu, da tribo de Levi. Seu nome era José, mas os Apóstolos chamavam-no pelo sobrenome: Bárnaba ou Barnabé, que significa, "filho da consolação". Ficou conhecido pela sua bondade e dotes de pregador. É Barnabé que vai apresentar Saulo (depois da conversão: Paulo) à comunidade de Jerusalém. Foi o início de um caminho de evangelização extraordinário sobretudo no meio dos gentios.

 

Santa Paula Frassinetti

Nasceu em Génova (Itália) no dia 3 de Março de 1809. Era a terceira de cinco irmãos, todos rapazes. Fica sem a mãe com 9 anos de idade. Não frequenta as escolas de Génova uma vez que o pai tinha medo das ideias novas vindas da França. Assim, vai ser o irmão mais velho, José e o próprio pai que lhe vão dar instrução. Em 1830 José é sacerdote e entregam-lhe a paróquia de Quinto, um lugar pequeno perto de Génova. Com 22 anos Paula adoece e o irmão a traz para Quinto e, a pedido dele, abre uma escola onde vai ensinar as crianças a ler, a catequese e lavores. Juntamente com outras raparigas do lugar e sob orientação do irmão José, vão começar a alimentar a ideia da vida consagrada dedicada às crianças pobres. Assim no dia 12 de Agosto de 1834 é celebrada uma missa pelo Pe. José para dar início a esta experiência. Vão-se chamar "filhas da Santa Fé".  Um ano depois, passa por Quinto um sacerdote: Lucas Pássi que, traz consigo um projecto de apoio às crianças cujo nome era: Obra de Santa Doroteia". Uma vez que estava preocupado com a continuidade e animação da Obra, propõe a Paula que a assumisse. Esta de pois de consultar o irmão e o grupo vai aceitar. Nascem então as "Irmãs de Santa Doroteia". Foi o início de grandes dificuldades, mas de muitos sonhos e projectos que acabaram por se ir concretizando, sobretudo aqueles que diziam respeito à abertura de colégios para crianças pobres. Morre no dia 11 de Junho de 1882 em Roma.

 

 

Santa Adelaide, leprosa

Nasceu em Schaerbeck, perto de Bruxelas. Era conhecida também por Alice. Aos sete anos é recebida da Abadia cisterciense de Cambre. Com nove anos de idade, começa a fazer milagres. Contraiu a lepra pouco depois da profissão religiosa e por isso foi instalada numa cabana ao lado da abadia. Os sofrimentos que esta doença lhe provocavam eram terríveis,mas mesmo assim nunca perdeu a fé. REzava com fervor por todos, mas sobretudo pela conversão dos pecadores. Morre no dia 11 de Junho de 1250.