S. Sisto II, papa e companheiros mártires, S. Caetano, Santo Alberto de Trápani, S. Donato de Besançon

07-08-2010 15:33

S. Sisto II, papa e companheiros mártires

Foi papa entre 257- 258. Sisto foi decapitado pela polícia durante uma cerimónia clandestina que celebrava num cemitério da via Ápia (Roma). Foram executados ao mesmo tempo seis dos sete diáconos que o rodeavam. O diácono Lourenço foi poupado durante algum tempo uma vez que, sendo tesoureiro, deveria entregar os bens da Igreja. Assim se procedeu desde que Valeriano estabeleceu a pena de morte "sem julgamento, só com verificação de identidade", contra os bispos, padres e diáconos da religião cristã.

 

S. Caetano

Nasceu em 1480 em Vicência numa família nobre e rica. Fez os estudos em direito civil e canónico em Pádua. Era uma pessoa inteligênte, com uma grande vida inteior, condescentente. Com a morte dos pais, herdou muitos bens que os vai distribuir pelos pobres e várias obras pias. Passou por vários lugares, mas em Veneza viveu num hospital onde ocupava o tempo a ajudar os doentes e a pregar a Sagrada Escritura. De Veneza volta para Roma onde conhece Pedro Carafa, bispo de Chieti e grande entusiasta da reforma católica. Fundaram o Ordem dos clérigos regulares, conhecidos por Teatinos. Em 1524 abriram a primeira casa em Roma, confiando-se plenamente na Divina Providência. Durante os três primeiros anos foi Pedro Carafa Superior Geral, subindo pouco depois ao Supremo Pontificado com o nome de Paulo IV. Sucede-lhe na Ordem Caetano. As casas multiplicam-se. A morte surpreende-o em Nápoles, no mês de Agsoto de 1547 com a idade de 67 anos. Caetano de Tiene foi uma das figuras mais representativas da Reforma católica no século XVI.

 

Santo Alberto de Trápani

Alberto de Trápani ou de Messina ou da Sicília. Nasceu em tràpani na parte ocidental da Sicília numa nobre família florentina De Abbátibus. Entrou novo para os carmelitas, vindo a ser ordenado sacerdote. A sua palavra e os seus milagres realizaram muitas conversões, sobretudo no meio judaico. Morre com grande fama de santidade.

 

S. Donato de Besançon

Nasceu por volta do ano 592, filho do Duque de Valdeleno. Foi educado na abadia de Luxeuil onde teve a sua vida monástica até ser sagrado Bispo de Besançon por volta  de 625. Tendo a sua mãe Flávia fundado uma abadia de mulheres nesta cidade, Donato redigiu para elas uma regra em 77 capítulos que chegou até nós.