S. Bernardino Realino, S.João Francisco Régis, S. Francisco de Jerónimo

02-07-2010 09:22

S. Bernardino Realino

Nasceu em Cárpi, Itália em 1530. Era filho de um estribeiro-mor de várias cortes de Itália, por isso, não estava muitas vezes em casa. Ora a educação que Bernardino teve deve-se à sua mãe. Tinha um temperamento doce e afável. Com 12 anos termina os estudos clássicos na Academia de Módena. Em 1548 começa, em Bolonha, os estudos de filosofia com vista a seguir Medicina, mas Clorinda, a jovem com quem pensava casar-se, convenceu-o a seguir Direito. Em 1556, doutorou-se em direito civil e canónico. Devido aos seus méritos e influência do pai, chega depressa a uma posição de relevo. A sua noiva Clorinda morre em 1551, com 28 anos. A sua vida vai seguir outros caminhos que não o do casamento. Um dia enquanto passeava pelas ruas de Nápoles, encontrou-se com dois jovens religiosos que o impresionaram, pela postura, alegria e modestia. Tirou informações sobre os religiosos e soube que faziam parte da Companhia de Jesus que Inácio de Loyola tinha terminado de fundar. No Domingo seguinte foi ouvir Missa na igreja destes sacerdotes. Ficou impressionado com o sermão e pediu para se confessar ao pregador. O confessor aconselho-o a fazer os Exercícios Espirituais. Estava decidido a ser sacerdote, mas preocupava-o o pai que já era ancião. Em 1564, enquanto rezava o terço, conta, que teve uma visão em que Nossa Senhora lhe diz para entrar rapidamente na Companhia de Jesus. No dia 13 de Outubro do mesmo ano é admitido como noviço palo Padre Provincial de Nápolie: Afonso Salmerón, um excelente teólogo e amigo de Santo Inácio. Em 1567 S.Francisco de Borja mando-o receber o sacerdócio e nomeou-o Mestre de Noviços. Faz a sua profissão solene em 1570. A partir dedica-se completamente ao apostolado. Primeiro em Nápoles entre os anos 1570 e 1574, depois é destinado para Lecce, cidade onde vai ficar definitivamente. Constroe-se a igreja de Jesus e começa-se a construção do Colégio que vai ser inaugurado em 1583. É um homem muito generoso, atento sobretudo aos mais pobres, tinha o dom de ler nas consciências o mais profundo dos segredos, anunciava acontecimentos futuros, fazia milagres. A sua fama tornou-se universal. Morre no dia 2 de Julho de 1616. As sua últimas palavras foram: "Ó Santíssima Senhora minha!"

 

S. João Francisco Régis

Nasceu em 1597 em Fontcouvert do Languedoque, diocese de Carcassone. Os seus pais eram ricos, mas distinguiram-se pela fé firme em terra de hereges. Vai ser a mão que incute em João a doçura e piedade do amor de Deus. Frequantou o Colégio dos Jesuítas em Béziers desde 1611. Decidiu ser sacerdote. Entra no novisiaco dos Jesuítas no dia 8 de Dezembro de 1616 em Tolosa (Toulousse). Em 1628, a seu pedido, abreviou os estudos para poder ajudar os empestados da cidade. Celebra a primeira Missa no dia da Santíssima trindade em 1630. Em 1632 foi destinado para a residência de Monpilher e em 1633 inaugura as missões rurais onde vai dedicar o seu apostolado. Sempre que sabia de elguém que necessitava de ajuda, fosse ela qual fosse, estivesse o tempo que estivesse, lá ia João confortar ou ajudar. Morre no dia 31 de Dezembro rezando: "Nas tuas mãos entrego o meu espírito".

 

S. Francisco de Jerónimo

Nasceu no dia 17 de Maio de 1642 em Grottaglia, perto de Tarento, Itália. Aos 11 anos é confiado a uma Congregação eclesiástica que fundara Monsenhor Carácciolo. Faz os estudos superiores com os jesuítas. É ordenado sacerdote no ano de 1666. Vai dedicar a sua vida ao trabalho com os mais pobres, presos, condenados, mulheres da má vida de Nápoles. Morre com 73 anos de idade no dia 11 de Maio de 1716.