Feirinhas de Solidariedade da Escola E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes

12-01-2011 11:01

 

Realizou-se nesta escola pelo terceiro ano consecutivo a “CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE”, cujos principais objectivos foram, mais uma vez, fomentar o espírito de partilha, promover a cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa e contribuir para a “erradicação da pobreza extrema”.

                 Foi feito novo levantamento das famílias mais carenciadas que têm educandos a frequentar a nossa escola, solicitou-se a colaboração de toda a comunidade educativa e do comércio local e realizaram-se, nos dias 27 de Novembro na cripta da Igreja Matriz de Ermesinde e no dia 16 de Dezembro no átrio da escola, “Feirinhas de Artigos Usados”. Essas “Feirinhas” tiveram como objectivo obter verba que, juntamente com outros donativos em dinheiro, serviu para adquirir mais bens alimentares e, assim, enriquecer o “Cabaz de Natal” que foi distribuído a essas famílias.

Foi possível contemplar com um “Cabaz de Natal” onde se incluía arroz, massa, leite, achocolatado em pó, cereais, aletria, óleo, enlatados, bolachas, gelatina e uma pequena tarte, 62 famílias, num total de 266 pessoas, tendo-se os Encarregados de Educação e respectivos educandos deslocado à escola em horário previamente estipulado.

É de referir a boa colaboração de todos os Directores de Turma, professores e funcionários da escola, salientando aqui a Assistente Operacional, D. Branca Costa, que se revelou incansável não só na recolha e separação de todos os bens alimentares como também no apoio à distribuição dos mesmos e na organização e realização das “Feirinhas”.

 Não podemos também deixar de agradecer ao Pároco de Ermesinde, Sr. Padre João Peixoto, que prontamente nos facultou as instalações da igreja, a todos os alunos que frequentam a disciplina de EMRC e que se revelaram uma ajuda preciosa nas “Feirinhas” e a todos aqueles que contribuíram para que esta actividade fosse mais uma vez um sucesso.

É também de salientar a valiosa colaboração dos alunos da turma 8º COM sob a orientação do professor Carlos Oliveira na organização da “Feirinha” do dia 27 de Novembro e nas posteriores “dicas” que nos forneceram para uma melhor organização deste tipo de actividade. Essas sugestões foram tidas em consideração na “Feirinha” que decorreu na escola foi possível melhorar uma série de pormenores que até ao momento nos tinham passado despercebidos.

Temos também que referir a toda a colaboração dada por: Hipermercado Modelo de Ermesinde, Instituto Bristol de Ermesinde, Papelaria Cruzeiro I, Papelaria Alberto Sousa, Papelaria Ariosa, Mercearia Palmira Barreto, Loja “Different” de Ermesinde, ASGO, SA (Sr. Jorge Gonçalves), Companhia de Seguros Lusitânia e Sr. Rolando Alberto Marques que de algum modo tornaram possível atingir plenamente os objectivos propostos.

Agradecemos também a preciosa colaboração da professora Cláudia Salema e do marido que gentilmente fizeram várias viagens entre a escola e a cripta para levar as mesas necessárias para a organização da “Feirinha” do dia 27 de Novembro.

Esta foi uma actividade que vemos como cada vez mais necessária, sobretudo nos tempos de crise que estamos a viver. Mas dela também nós, muito temos recebido.  Tem-nos aproximado do ser humano que existe em cada um daqueles que também são escola, muito longe de cadernos, livros, conteúdos,  testes... 

 

As professoras responsáveis,

Maria Helena Ferreira

Rosa Mary Manso

 

Portfolio

Amizade

   VERDADEIROS...

Peregrinações

 Peregrinação a Fátima e Santiago de Compostela  

Sabedoria

Uma homenagem à turma de cabelos brancos Um jovem muito arrogante, que estava a assistir a um jogo de futubol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo  dele, porque era impossível...

Por uma causa!

 Luta contra o cancro  

O sonho

     

Maria

    Oração - Longe do mundo (Sara Tavares - Corcunda de Notre Dame)             Maria de Nazaré         Medianeira de todas as Graças         Virgem de Guadalupe      

Deus

      O Oleiro       Deus Amor       Deus Criador         Deus Fiel  

O Bem e o Mal

Fazer o bem  

Paz

Perdão  
<< 1 | 2 | 3 | 4 >>