Epifania do Senhor - Ano A

05-01-2020 09:05

 

 

“Eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino.” Mt 2, 10

 

 

Gosto muito de ver um céu cheio de estrelas. Quando a lua não rivaliza com elas, claro! É certo que as luzes da terra muitas vezes não as deixam ver e, por isso, uma noite no campo ou (imagino!) em pleno alto mar, é um espectáculo deslumbrante. Gosto de imaginar os mundos mais perto que elas iluminam, e até pensar que uma ou outra já não existe, mas a sua luz continua a chegar até nós. E não sei se também por isso, a estrela que guiou os magos, e os magos que seguiram aquela “irrequieta” estrela, cedo me conquistaram.

Enriqueceram esse encanto a leitura do conto de Sophia “Os três reis do Oriente”, o livro de Michel Tournier a eles dedicado “Gaspar, Belchior & Baltasar” (onde inventa um 4º rei mago), a iconografia natalícia de grandes pintores e, novamente Sophia com o poema “a estrela”. Como não desejar ser também um “mago do século XXI” e seguir essa estrela? “E eu caminhei na noite minha sombra / De desmedidos gestos me cercava / Silêncio e medo / Nos confins desolados caminhavam / Então eu vi chegar ao meu encontro / Aqueles que uma estrela iluminava. // E assim eles disseram: «Vem connosco / Se também vens seguindo aquela estrela» / Então soube que a estrela que eu seguia / Era real e não imaginada.” 

Foi a observar o céu que Deus os encontrou. Naquilo que era o centro e o quotidiano da sua existência. Qual o céu em que Deus se revela a nós? Pois não será este relato dos magos talvez também a história das nossas vidas? Num dia como todos os outros, também para nós terá começado a brilhar uma estrela inesperada. Com o aspecto de um rosto, de uma palavra, de um gesto, começou a brilhar no nosso céu. Talvez no coração da noite, num momento doloroso e escuro; é aí que as estrelas se distinguem de tudo mais. E desinstalaram-nos para nos fazerem caminhar. Gostaríamos que nunca deixassem de brilhar pela segurança que nos davam. Mas como a estrela dos magos, quando acabou a sua missão, desapareceu. Orientou-nos o caminho para descobrir a face de Deus em Jesus. Pois o importante não é a estrela, mas aquilo a que ela nos conduz e que pode iluminar as nossas vidas ao longo do tempo. Que até nos aponta caminhos novos de regresso a casa.

Mais do que o desejo de conhecer, guiou os magos (e também a nós) a sede do encontro. O livro da natureza levou-os ao livro das Escrituras, e este guiou-os a Belém. Quem sabia não se mexeu: e os poderosos inquietaram-se. É preciso a humildade de caminhar. E volto a Sophia: “E a estrela do céu parou em cima / de uma rua sem cor e sem beleza / Onde a luz tinha a cor que tem a cinza / Longe do verde azul da natureza. // Ali não vi as coisas que eu amava / Nem o brilho do sol nem o da água. // Ao lado do hospital e da prisão / Entre o agiota e o templo profanado / Onde a rua é mais triste e mais sozinha / E onde tudo parece abandonado / Um lugar pela estrela foi marcado. // Nesse lugar pensei: «Quanto deserto / Atravessei para encontrar aquilo / Que morava entre os homens e tão perto.”

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens... Ele é uma "luz" que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Cumprindo o projecto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa "luz" incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

  • A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.
  • No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os "magos" do oriente, representantes de todos os povos da terra... Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n'O com esperança até O encontrar, reconhecem n'Ele a "salvação de Deus" e aceitam-n'O como "o Senhor". A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem excepção.
  • A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos - a comunidade de Jesus.

Grupo Dinamizador: P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho

portugal@dehonianos.org - www.dehonianos.org