Domingo de Ramos - Ano A

02-04-2023 08:18

“Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens!” Filip 2, 7

 

Certamente já ouvimos variadas versões da história do rei que, querendo conhecer o que os seus súbditos diziam de si, deixou as vestes e o palácio real e, assumindo à experiência de ser pobre, se misturou com o povo. Um pouco como se um ministro, para conhecer melhor a realidade daqueles que o elegeram, escolhesse viver (uns tempos!) com o ordenado mínimo num apartamento social dos arredores da cidade. Como veio a suceder ao rei, perceberia melhor que não se pode viver e sentir a realidade das pessoas sem estar no meio delas!

Há uma diferença entre o “fazer para” e o “fazer com”. E se é importante a primeira da parte de quem “tem o poder”, nada ajuda tão profundamente a mudança de situações e mentalidades como a segunda. A primeira pode criar dependência e desresponsabilização, a segunda desinstala e compromete. E se isto acontece ao nível da sociedade também ao nível das pessoas: a descoberta e construção da amizade implica um “pôr-se na pele do outro”. O próprio Jesus não deixou de dar esse “mimo” aos discípulos quando, no decorrer da Ceia (como diz S. João) lhes diz que os chama “amigos porque tudo o que ouvi de meu Pai vo-lo dei a conhecer”! Talvez o rei e o ministro tenham acabado por também sentir amizade pelo seu povo!

A maravilhosa originalidade do cristianismo reside nisto mesmo: Deus vem até nós, assume a natureza humana naquilo que ela tem de mais sublime e de mais dramático. Como poderia salvar-nos, não destruindo a humanidade, sem se fazer homem? Se o próprio Deus dá a vida pela beleza desta vida, porque ainda a “pintamos” com tanto cinzento e negrume? Jesus não se entrega à morte, entrega-se à vida: “Ninguém ma tira, mas Eu por mim mesmo a dou” (Jo 10,18).  Assim muitos esforços humanos, muitos gestos grandiosos e a maioria das mudanças supõem a “vida dada”, uma “descida”, um “fazer-se quase nada”, um “apagamento”. Tarefa difícil para esta cultura do visual, do imponente e do espectacular que nos inebria. Mas não impossível!

Entramos na Páscoa com as imagens da “aclamação popular” de Jesus. Estranha-me que não se tenha furtado a isto, mas não será um pouco a “alegria dos companheiros do noivo”? É também o cumprir-se das Escrituras. Jesus é o Messias esperado (mas que traz uma esperança mais profunda) e os sinais são importantes. A entrega de Jesus é sempre modelo para a entrega da Igreja. No esplendor e na miséria, sem nunca esquecer que “não somos dignos”.  Próxima de Deus e dos homens não pode significar “distante” de nenhuma realidade humana. Nem cair no orgulho de ter “resposta para tudo”! Não a uma Igreja “para”, mas sim “de” e “com”.  E passando pela paixão da verdade e da vida dada (e restaurada) a todos, esperamos a ressurreição!

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

A liturgia deste último domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

  • A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste "servo" a figura de Jesus.
  • A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.
  • O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus - esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.
Grupo Dinamizador:
P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho 
portugal@dehonianos.org - www.dehonianos.org
 
 
 
Rádio Renascença