Domingo de Ramos - Ano A

13-04-2014 09:08

 

"Salva-Te a Ti mesmo;
se és Filho de Deus, desce da cruz.”

Mt 27, 40

 

Os dias de Páscoa são densos. Não são pesados ou dolorosos mas têm uma profundidade diferente de todos os outros. Ser-me-ia difícil vivê-los em viagens ou desligado de comunidades com quem pudesse celebrar os momentos centrais da fé em Cristo. E até a primavera convida a recordar o percurso doloroso das sementes, que germinaram e subiram da escuridão da terra, para alcançar o sol. Quantos caminhos semelhantes são os meus e os nossos?

Por estes dias morreu Manuel Forjaz, o professor e empresário que, nos últimos tempos, testemunhou a tantos como é possível abraçar a vida, e encontrar-lhe sentido mesmo quando um cancro nos parece derrotar. Apenas o conheci pelas imagens e palavras que a televisão e os jornais nos fizeram chegar. De paixão e de amor à vida se escreveram os seus 50 anos e o livro que nos deixou intitula-se: “Nunca te distraias da vida”. Fez-me lembrar a frase que ouvi ou li em algum lado: “O importante é não morrer antes do tempo” ou, como diz no início de um poema, Sebastião da Gama: “Que a Morte, quando vier, / não venha matar um morto”! 

Entramos na semana santa guiados por São Mateus com o relato da paixão de Jesus, revelador de compromisso e doação, até ao fim. A ceia pascal abre para o futuro da presença de Jesus no meio dos seus discípulos; a oração no jardim apresenta um modelo de oração de confiança e de consciência da dor que o amor até ao fim sempre comporta; ao ser preso Jesus confirma o compromisso pela não-violência. Nada pode deter a sua fidelidade ao Pai e aos homens. Quanto mais cresce a tensão à sua volta, e se levantam vozes, gritos e últimas tentações, mais Jesus se remete ao silêncio. Todas as palavras já foram ditas; as poucas que pronuncia até à cruz são para revelar a identidade de Filho, a missão de perdoar, a comunhão com o sofrimento de todos os homens e mulheres. Não, Jesus não se salva a si mesmo porque veio para salvar todos; não desce da cruz porque todo o amor verdadeiro tem dores de maternidade, e a morte é condição para a vida em abundância.

As negações de Pedro revelam a sua e a nossa fragilidade. Como é difícil não ceder à revolta e projectar caminhos mais fáceis de salvação! E apesar dos “nãos”, sabemos como Pedro e nós amamos Jesus. E como Pedro nos é oferecida a oportunidade de manifestar esse amor, de não nos fecharmos na culpa. Por isso, viver por dentro estes dias, é sempre aprender que é possível amar mais e melhor. Que o fim torna-se princípio, e convida a um passo mais largo. Que todos os caminhos de paixão se fazem com outros, e com Jesus, que naquela Páscoa começou a inventar tantos modos de se fazer presente! Que “até ao fim” nos é dado viver?

Pe. Vitor Gonçalves

in, Voz da Verdade

 

A liturgia deste último domingo da Quaresma convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

  • A primeira leitura apresenta-nos um profeta anónimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.
  • A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.
  • O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.

scj.lu@netcabo.pt – www.ecclesia.pt/dehonianos