Dedicação de Santa Maria das Neves, Santo Abel de Reims, Santa Afra, Santo Emídio

05-08-2010 09:05

Dedicação de Santa Maria das Neves

Segundo uma bela lenda medieval, Nossa Senhora apareceu em sonhos a um patrício João, no tempo de Libério (352-366), e disse-lhe que levantasse uma igreja em sua honra no lugar que lhe fosse indicado pela neve. Neve ,e Agosto em Roma? Pois bem, no dia seguinte ela cobria parte da colina chamada Esquilino. É muito bonita a Igreja aqui edificada.

 

Santo Abel de Reims

Por ocasião da morte de Carlos Martelo (741), o rei Pepino, seu filho, apelou para S.Bonifácio a fim de reformar as Igrejas da Gália, onde reinavam grandes abusos. Uma das primeiras decisões de Bonifácio foi remeter Milão para junto das suas ovelhas de Tréviros e procurou um pastor legítimo para os fiéis de Reims. Escolheu Abel, monge de Lobbes, que se distinguira como missionário nos países do Norte. A eleição foi aprovada por Pepino e confirmada pelo Papa S.Zacarias em 744. Milão fez a vida impossível a Abel. Este completamente desanimado e impotente deixa Reims e volta para Lobbes (Hainaute, Bélgica) onde veio a falecer entre 750 e 770.

 

Santa Afra

Era prostituta de grande luxo. Converteu-se e quando se soube que era catacúmena foi obrigada a sacrificar aos deuses. Recusando tal acto, foi lançada à fogueira e queimada viva. Isto em Augsburgo, na Baviera, no ano de 304.

 

Santo Emídio

Sagrado Bispo, pelo Papa S. Marcelo (308-309) de Áscoli Piceno, foi para lá para tornar conhecido o Evangelho. É martirizado não se conhecendo exactamente como, mas torna-se herói de uma lenda, de um homem que depois de degolado, transporta nas mãos a própria cabeça.