5º Domingo de Páscoa - Ano C

24-04-2016 09:15

 

Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros.” Jo 13, 34

 

 

A campanha “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir” de sensibilização dos estudantes para os refugiados alargou-se a muitas figuras públicas, e teve a sua dose de seriedade, mas também de algum humor. Na base está uma ideia importante para não tornar irreal o “espetáculo” deste e de outros dramas: sem nos colocarmos “na pele” de quem sofre, não podemos julgar com objetividade. Como diz o provérbio indígena: “antes de julgares o teu vizinho experimenta calçar uma semana as suas sandálias”! Quase na mesma linha estreou na SIC, na passada segunda-feira, o programa “E se fosse consigo?” da autoria da jornalista Conceição Lino. Nele procura-se testar a capacidade de intervenção dos portugueses na defesa do outro, a partir de situações ficcionadas, e o tema do primeiro programa foi o racismo. Vale a pena rever e esperar pelos seguintes, pois o que nos faz pensar e aprofundar os valores e o modo como os vivemos, é um bom trabalho contra a indiferença.

No fundo, o que é também o amor senão uma vitória contra a indiferença e o egoísmo? O amor, mais vontade do que apenas sentimento, mais compromisso do que apenas fogo que rapidamente se extingue. A novidade do mandamento do amor que Jesus nos deixa não surge do nada. Todo o Antigo Testamento está cheio dessa centralidade do amor na relação com Deus, com os outros, nas famílias e nas consequências sociais de uma fé, e os profetas tanto insistem nisso, tem de construir mais justiça e dignidade humanas. “Amar o próximo como a si mesmo” estava unido ao “amar a Deus sobre todas as coisas” e Jesus começou por recordar isso mesmo. Claro que o ritualismo, o legalismo de uma Lei que procurava ordenar toda a existência humana, o julgamento e condenação fácil de todos os que “infringiam” regras e preceitos produziu (e produz!) uma religião mais do “sacrifício” que do amor. Porque é fácil deixarmos de nos pôr “na pele” do outro!

O passo novo e pleno do amor, que Jesus propõe, está na expressão “como Eu vos amei”. E aí, não nos é dada uma lista de condições para preencher, mas uma medida sem medida, uma vida que se atualiza e interpela, uma doação que não se contabiliza. É o sinal “mais” da cruz que faz passar do “eu” isolado ao “nós” da comunhão. E isso é fácil? Se o fosse não seríamos convidados a vivê-lo, nem a procurá-lo com tanta entrega. A sede de um amor autêntico concretiza-se na atenção ao outro e aos outros, à maneira de Jesus para quem ninguém é indiferente.      

Já comecei a ler “A alegria do Amor”, a Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o Amor na família, a que ele próprio “não aconselha uma leitura geral apressada”. Quero fazê-la com calma, sublinhando, partilhando, dialogando com o texto e com outros leitores. Na pressa de uma ideia geral é fácil desperdiçar conteúdos importantes. Não é essa também uma das dificuldades do amor? Somos apressados em julgar e deixamos de acompanhar; apressados em obter respostas e deixamos de discernir; apressados em excluir e deixamos de integrar. Talvez a leitura do comentário ao Hino da caridade dos nn. 89-118 possa começar a envolver-nos nesse dinamismo que hoje deu título a esta crónica: “e se fosse comigo?”

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

 

O  tema  fundamental  da  liturgia  deste  domingo  é  o  do  amor:  o  que  identifica  os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida.

  • No Evangelho, Jesus despede-Se dos seus discípulos e deixa-lhes em testamento o “mandamento novo”: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”. É nessa entrega radical da vida que se cumpre a vocação cristã e que se dá testemunho no mundo do amor materno e paterno de Deus.
  • Na  primeira  leitura  apresenta-se  a vida  dessas  comunidades  cristãs  chamadas  a viver no amor. No meio das vicissitudes e das crises, são comunidades fraternas, onde os irmãos se ajudam, se fortalecem uns aos outros nas dificuldades, se amam e dão testemunho do amor de Deus. É esse projecto que motiva Paulo e Barnabé e é essa proposta  que eles levam, com a generosidade  de quem ama, aos confins  da Ásia Menor.
  • segunda leitura apresenta-nos a meta final para onde caminhamos: o novo céu e a nova terra, a realização  da utopia, o rosto final dessa comunidade  de chamados  a viver no amor.

 

Sacerdotes do Coração de Jesus - Dehonianos