4º Domingo do Tempo Comum - Ano C

31-01-2016 09:42

 

"Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.” Lc 4, 30

 

Não há limites para o amor” poderia ser o início de uma bela canção e, certamente, nos lembraria como Jesus “amou até ao fim”. Mas não pretendo pôr em causa o belíssimo “Hino da caridade” que S. Paulo apresenta aos Coríntios e, simplesmente, partilhar a leitura de um texto da revista “Magazine Notícias” da semana passada. Carolina Viana, Joana Horta e Sandra Pinho, do CADin (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil), uma IPSS dedicada ao tratamento e estudo das perturbações do neurodesenvolvimento, sintetizam um conjunto de resoluções para “educar com amor e com limites”. “Apetecia entregar a todos os pais estes conselhos”, dizia uma professora que também tinha lido o texto, depois de mais uma conversa sobre escola e família. Partilho apenas duas das resoluções: “Valorize e elogie as qualidades do seu filho, aquilo que ele tem de melhor”; “Seja consistente nas regras que estabelece. Não as faça depender do seu humor.” Um conjunto de conselhos simples e do conhecimento de todos os educadores, mas que é tão importante relembrar, e ganhar coragem para os pôr em prática! 

Os profetas não dizem coisas estranhas nem se põem a adivinhar futuros. Irritam-nos precisamente porque nos lembram o essencial, e desafiam a pensar. Pensar é esse dom tão pouco exercitado e pouco estimulado (o que agrada bastante a quem deseja manipular ou se aproveita da passividade de muitos!), e constitui a grande tarefa dos profetas. De Jeremias a Jesus, de todos os homens e mulheres que se atrevem a denunciar as injustiças e a propor caminhos de conversão, que abanam a indiferença e desmascaram o endeusamento do “eu” e das “coisas”, o que é comum é serem perseguidos e rejeitados. Em todos os campos da existência e na vida da Igreja também, onde a tradição e o medo teimam em fazer esquecer a novidade de Deus.

Da admiração por Jesus, os seus conterrâneos passam rapidamente à rejeição. É verdade que Jesus foi exigente com eles. Não fez ali os milagres que tinha feito em Cafarnaum e interpelou-os com a universalidade do amor de Deus que ultrapassa as fronteiras de Israel. Recusou a “facilidade” de uma fé “milagreira”, que só funciona com o extraordinário, em vez de se maravilhar com a vida transformada. Propôs-lhes a adesão a um amor mas limitou-lhes a sede de milagres. Quando descobriremos que o seu amor é o maior dos milagres, a vida plena sem limites? Em dia de sábado, na terra que o viu crescer, nada fez, senão apresentar-se como Salvador; como nada fará na cruz nem no sábado do sepulcro. Por isso em Nazaré, como no calvário, é levado ao cimo da colina, num ambiente que respira ódio e morte. Mas, em tom de ressurreição, passa pelo meio deles e segue o seu caminho.

Não é fácil um amor com os “limites” necessários para que cresçamos. Um “amor firme” que valoriza o mais importante e ensina a grandeza, tão diferente de um “deixa andar” ou de uma “indiferença mascarada de amor”. Assim na educação, como no trabalho, e também na fé e na vida!

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

O tema da liturgia deste domingo convida a reflectir sobre o “caminho do profeta”: caminho de sofrimento, de solidão, de risco, mas também caminho de paz e de esperança, porque é um caminho onde Deus está. A liturgia de hoje assegura ao “profeta” que a última palavra será sempre de Deus: “não temas, porque Eu estou contigo para te salvar”.

  • A primeira leitura apresenta a figura do profeta Jeremias. Escolhido, consagrado e constituído profeta por Jahwéh, Jeremias vai arrostar com todo o tipo de dificuldades; mas não desistirá de concretizar a sua missão e de tornar uma realidade viva no meio dos homens a Palavra de Deus.
  • O Evangelho apresenta-nos o profeta Jesus, desprezado pelos habitantes de Nazaré (eles esperavam um Messias espectacular e não entenderam a proposta profética de Jesus). O episódio anuncia a rejeição de Jesus pelos judeus e o anúncio da Boa Nova a todos os que estiverem dispostos a acolhê-la – sejam pagãos ou judeus.
  • A segunda leitura parece um tanto desenquadrada desta temática: fala do amor – o amor desinteressado e gratuito – apresentando-o como a essência da vida cristã. Pode, no entanto, ser entendido como um aviso ao “profeta” no sentido de se deixar guiar pelo amor e nunca pelo próprio interesse… Só assim a sua missão fará sentido.

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