4º Domingo do Advento - Ano B

20-12-2020 08:35

 

“Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».” Lc 1, 27

 

 

“Mas, como dizer-lhe “não”? / Como negar ao sol o ser direito de ser luz e iluminar? / Como regatear com Ele, / pôr-Lhe condições, pedir-Lhe garantias? / O amor é assim: eleger sem eleição. // E “faça-se” Lhe disse. / E recordo que o anjo sorriu / como se acabasse de tirar-lhe um grande peso de cima, / como se agora pudesse já atrever-se a regressar ao céu. / E um pássaro cruzou por trás da janela. / E a tarde pôs-se como se o sol sangrasse. / E o ar encheu-se de sinos / como se o próprio Deus estivesse contente.” (tradução livre de um poema de José Luís Martin Descalzo.) 

Há um encanto e uma intimidade no encontro da Anunciação a Maria que só os poetas e os artistas conseguem captar profundamente. Não há melhor meditação do que contemplar a beleza das numerosas “anunciações” que podemos até visitar num écran de computador. De Fra Angelico a Grão Vasco, de Leonardo a El Greco, pelos traços de todos passa a delicadeza de um mistério que pede novos olhos e novos corações. Deus já não precisa de perguntar “onde estás?”, como no jardim do Éden, e em tantos outros lugares dos homens onde nos escondemos. Maria está, não é preciso chamá-la, e deseja em nome de todos nós ser encontrada. E o diálogo acontece, com o sabor do que é novo e primeiro: Deus totalmente a dar-se e a humanidade totalmente a recebê-l’O. E um suspense paira no ar, preso aos lábios de Maria antes de ela dizer: “Ecce…Fiat”!

Gostaríamos de fazer muitas coisas para Deus. Assim o exprimiu o rei David, acabando por ser lembrado de tudo o que Deus fez por ele. E connosco acontece o mesmo quando fazemos memória de tudo o que Deus já fez por nós. Maria deixa Deus entrar nela. Consente activamente e num abandono total que as obras de Deus se realizem nela e por ela. Se deixamos que Ele entre em nossa casa, mesmo que esteja desarrumada, é para que Ele viva em nós e nos transforme. Não se trata de trabalhar para Deus, mas maravilharmo-nos que Ele queira fazer tudo connosco. Não é tão diferente “fazer para” e “fazer com”? Lembra o cuidado com aqueles que amamos: se são pequenos e frágeis, fazemos “para”, mas quando crescem e se robustecem, fazemos “com”. Assim também nos projectos e empreendimentos humanos, na vida das famílias e das comunidades, na resolução de problemas e na ousadia de sonhar: tudo é mais de todos e para todos quanto mais é feito com todos! E Deus não exclui ninguém da sua empresa!

Ao “faça-se” de Maria queremos juntar os nossos. Mesmo frágeis e inconstantes, é sempre possível renová-los. Acreditando que “a Deus nada é impossível” e que Ele conta com os nossos “possíveis”. Como que parafraseando uma expressão de um movimento cristão: “Cristo com(igo), maioria absoluta”!

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

 

A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projecto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos homens. Esse projecto, anunciado já no Antigo Testamento, torna-se uma realidade concreta, tangível e plena com a Incarnação de Jesus.

  • A primeira leitura apresenta a "promessa" de Deus a David. Deus anuncia, pela boca do profeta Natã, que nunca abandonará o seu Povo nem desistirá de o conduzir ao encontro da felicidade e da realização plenas. A "promessa" de Deus irá concretizar-se num "filho" de David, através do qual Deus oferecerá ao seu Povo a estabilidade, a segurança, a paz, a abundância, a fecundidade, a felicidade sem fim.
  • A segunda leitura chama a esse projecto de salvação, preparado por Deus desde sempre, o "mistério"; e, sobretudo, garante que esse projecto se manifestou, em Jesus, a todos os povos, a fim de que a humanidade inteira integre a família de Deus.
  • O Evangelho refere-se ao momento em que Jesus encarna na história dos homens, a fim de lhes trazer a salvação e a vida definitivas. Mostra como a concretização do projecto de Deus só é possível quando os homens e as mulheres que Ele chama aceitam dizer "sim" ao projecto de Deus, acolher Jesus e apresentá-l'O ao mundo.
Grupo Dinamizador:
P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho
portugal@dehonianos.org - www.dehonianos.pt
 
 
 
Rádio Renascença
 
Padre Vitor Gonçalves