3º Domingo do Tempo Comum - Ano A

22-01-2017 09:33

 

 

A liturgia deste domingo apresenta-nos o projecto de salvação e de vida plena que Deus tem para oferecer ao mundo e aos homens: o projecto do “Reino”.

  • Na primeira leitura, o profeta/poeta Isaías anuncia uma luz que Deus irá fazer brilhar por cima das montanhas da Galileia e que porá fim às trevas que submergem todos aqueles que estão prisioneiros da morte, da injustiça, do sofrimento, do desespero.
  • O Evangelho descreve a realização da promessa profética: Jesus é a luz que começa a brilhar na Galileia e propõe aos homens de toda a terra a Boa Nova da chegada do “Reino”. Ao apelo de Jesus, respondem os discípulos: eles serão os primeiros destinatários da proposta e as testemunhas encarregadas de levar o “Reino” a toda a terra.
  • A segunda leitura apresenta as vicissitudes de uma comunidade de discípulos, que esqueceram Jesus e a sua proposta. Paulo, o apóstolo, exorta-os veementemente a redescobrirem os fundamentos da sua fé e dos compromissos assumidos no baptismo.
portugal@dehonianos.org – www.dehonianos.org
 
 
 

SOLENIDADE DE S. VICENTE
“Por minha causa, sereis levados
à presença de governadores e reis,
para dar testemunho diante deles e das nações.”
Mt 10, 18

 

 

Em 2023 voltaremos a celebrar num domingo S. Vicente, padroeiro da Diocese de Lisboa. E passaremos ao lado das leituras do domingo para mergulhar, como neste ano, nos textos próprios para a solenidade deste mártir. Jovem diácono da Igreja de Saragoça, acompanhou prisioneiro o seu bispo Valério até Valência, onde foi martirizado em 304. Entre tradição e lenda, os seus restos mortais teriam sido recolhidos numa ermida, no Cabo que foi baptizado com o seu nome, e mandados trazer por D. Afonso Henriques para Lisboa em 1173. Herói da devoção dos cristãos moçárabes, nunca pode rivalizar com a devoção familiar a S. António. Ao seu nome se junta o atributo “Mártir”, para o distinguir de outros “Vicentes”, e para sublinhar o seu testemunho.

 

A palavra “mártir” vem do grego e significa “testemunha”. E foi em torno do testemunho de fé e de valores, concretizado em torturas, sacrifícios e morte, que ganhou a densidade que tem. Jesus anunciou perseguições, julgamentos e até a morte aos seus discípulos, por causa do seu nome. Prometeu que o Espírito Santo falaria por eles, mas até os próprios familiares os haviam de perseguir. Antecipou como promessa a identificação com a sua paixão e morte. Não é uma proposta aliciante para quem deseja levar a todos o anúncio do amor de Deus e a fraternidade que Ele convida a viver! Mas junta: “Se alguém estiver ao meu serviço, meu Pai o honrará” (Jo 12, 26).

 

Estreou esta semana o último filme de Martin Scorsese, “Silêncio”, adaptado do livro com o mesmo título do escritor japonês Shusaku Endo. Creio que sintoniza muito bem com esta festa de S. Vicente. A fé e a dúvida, a coragem e o medo, a palavra e o silêncio, o santo e o pecador, a negação e a afirmação, o poder e o serviço, foram alguns dos inúmeros temas que no livro me impressionaram. Do filme (que ainda não vi, na esperança de uma releitura do livro) não quero repetir o que muito se tem dito, mas partilho algumas palavras do actor Andrew Garfield, que interpreta Sebastião Rodrigues, um dos dois padres jesuítas que partiram à procura do seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira que tinha renegado a fé: “Uma das coisas que percebi enquanto rodávamos o filme é que estamos sempre a venerar qualquer coisa. Estamos sempre a dedicarmo-nos a algo, mesmo que não tenhamos consciência disso. Por isso, é melhor termos consciência e escolher aquilo a que nos dedicamos.”

 

Será o silêncio de Deus uma constante de todos os martírios? Como o grão de trigo que morre para dar fruto no silêncio da terra? E não nos fez Cristo voz que se eleva contra o mal e a injustiça? Talvez fale mais alto a própria vida como diz Sebastião Rodrigues no final do livro: “O Senhor não ficará em silêncio. Mesmo admitindo que ele se mantenha calado, toda a minha vida até hoje falará dele para todo o sempre”!

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade