3º Domingo do Advento - Ano B

17-12-2017 09:06

 

“Eu baptizo na água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis.” Jo 1, 26

 

Não é verdade que associamos pouco o Advento a um tempo de conversão, e menos ainda de penitência? Parecem palavras um pouco incómodas para um tempo associado às luzes e à alegria, à abundância e ao consumo. Talvez alguns pratiquem uma certa contenção alimentar, na eminência dos “doces e petiscos natalícios”! Mas, se não ficarmos presos às palavras, podemos entender o convite deste tempo à verdade e ao aprofundamento do que é mesmo importante. No fundo, o que é que está no meio das “órbitas” dos nossos movimentos? Há um sol que ilumina e dá vida aos nossos dias? Ou, quem sabe, estamos nós no meio, com tudo a rodar à volta, qual “rei, ou rainha- sol”, aparentado certamente de Luís XIV ou do nosso D. João V!

O convite à conversão feito no Advento é interpelação para uma vida mais autêntica e simples. Mais honesta e verdadeira. Não sabemos já como é certo aquele pensamento do filósofo Gabriel Marcel que disse: “Quem não vive como pensa acaba por pensar como vive”?  Se “no meio” da alma humana deixa de brilhar um sol que ilumina os pensamentos e actos, que convida a mudar o que está mal ou imperfeito, que proclama a esperança de um crescimento e faz abraçar a verdade e a justiça, não serão trevas ou fogos fátuos o que espalhamos? O que é que vamos colocar “no meio” do nosso Natal?

João Baptista desvia de si todas as atenções. Não é o Messias, não é Elias, não é o Profeta! Assume-se como “a voz do que clama no deserto”. A voz, pois a Palavra é Jesus, e é para Ele que João Baptista aponta. Descobrimos em João a alegria imensa de conduzir tudo e todos a Jesus Cristo, ao encontro com Ele, a conhecê-l’O, pois Ele é a luz. Continuará actual a sua interpelação: “no meio de vós está Alguém que não conheceis”? Não conhecemos Jesus, que marca a data da história do mundo num antes e num depois? Não iluminamos ruas e casas, oferecemos presentes e consoamos em família a celebrar o seu aniversário? Não acordaram as nações em respeitar os Direitos do Homem, que bebem dos seus ensinamentos? Não gostamos todos das palavras e gestos do Papa Francisco que nos lembra o seu amor a todos? 

Conhecer até conhecemos, pelo menos historicamente. Mas de que “conhecer” fala João Baptista? Não será o da intimidade amorosa que coloca, “no meio” de nós mesmos, o amor por alguém? E assim, colocarmos “no meio” de tudo o que fazemos e dizemos, de tudo o que construímos e sonhamos, o amor e quem amamos. “No meio” da Igreja e do mundo, em casa e no trabalho, na responsabilidade e na diversão, o “que” ou “quem” encontramos?

Padre Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

Tema do 3º Domingo do Advento

As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projecto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar das “trevas” à “luz”.
Na primeira leitura, um profeta pós-exílico apresenta-se aos habitantes de Jerusalém com uma “boa nova” de Deus. A missão deste “profeta”, ungido pelo Espírito, é anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus vai oferecer aos “pobres”.
O Evangelho apresenta-nos João Baptista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objectivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens.
Na segunda leitura Paulo explica aos cristãos da comunidade de Tessalónica a atitude que é preciso assumir enquanto se espera o Senhor que vem… Paulo pede-lhes que sejam uma comunidade “santa” e irrepreensível, isto é, que vivam alegres, em atitude de louvor e de adoração, abertos aos dons do Espírito e aos desafios de Deus.

portugal@dehonianos.org – www.dehonianos.pt