25º Domingo do Tempo Comum - Ano C

18-09-2016 09:13

 

 

“Nenhum servo pode servir a dois senhores (...). Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” Lc 16, 13

 

É interpeladora a afirmação de Jesus que reconhece o dinheiro como “senhor”. Quer dizer, “alguém” que é o mais importante, que manda, a quem se serve. É possível então colocar no dinheiro e nas riquezas materiais, a fé e a confiança que se coloca no Deus vivo? São dois modos de viver opostos, e o ténue fio que os separa deve ser motivo de constante revisão. Foi esse tema que originou a discussão (anedótica!) de três representantes religiosos sobre a divisão da colecta nas suas comunidades. Um traçava um risco no chão e atirava o dinheiro ao ar: o que ficasse de um lado era para ele e o que ficasse do outro era para Deus. Outro desenhava um círculo e também atirava o dinheiro ao ar: o que ficasse dentro do círculo era para Deus, e o que ficasse fora era para ele. O terceiro era ainda mais engenhoso: simplesmente atirava o dinheiro ao ar, o que Deus apanhasse era para Deus, ... o que caísse no chão era para ele!

O uso dos bens e das riquezas é exercício da responsabilidade humana. No fundo, cada um de nós responde pela riqueza primeira da vida e do tempo de cada dia, do ser e do fazer que se escolhe nos passos que damos. O administrador desonesto da parábola foi elogiado, segundo os estudiosos da Bíblia, porque prescindiu dos lucros pessoais que a condição de intermediário lhe conferia. Sim, continua frequente esta ganância dos intermediários (que também somos todos nós, em diferentes situações), bastando olhar para a ânsia doentia de ricos quererem ser ainda mais ricos, e de nada saciar quem já muito tem. A afirmação “sou um banqueiro a fazer o trabalho de Deus” proferida em 2009 por Lloyd Blankfein, Presidente (CEO) do Goldman Sachs, o maior banco de investimento do mundo, que muitos defendem ser o banco que manda no mundo, é reflexo dessa insaciabilidade.

Mas o elogio do administrador desonesto pode também referir-se à sua rápida decisão, à prontidão e inteligência com que decidiu algum despreendimento. É essa decisão que Jesus reclama dos seus discípulos face ao Reino de Deus. Quem, e o que escolhemos? José Luís Cortés, um padre-desenhador espanhol apresenta as diferenças entre “servir Deus” e “servir o dinheiro”: “Estar a favor da vida de todos por igual, ou estar a favor dos privilegiados; apreciar as pessoas pelo que são, ou pelo que têm; basear as relações no amor e na confiança, ou no interesse; ser generosos com o pouco, ou ser tacanhos com o muito; viver confiados, ou seguros a todo o risco; dedicar tempo a “perder tempo”, ou ser escravo do tempo; desfrutar com qualquer coisa, ou precisar de muitas coisas para desfrutar; deixar-se surpreender pelo novo, ou procurar sempre o seguro; ser progressista – ‘o melhor está sempre para vir’, ou ser conservador – ‘qualquer coisa passada foi melhor’; saborear a vida, ou consumir a vida!”

Servir Deus é reconhecer quais os maiores bens da vida e vivê-los generosamente com todos. Jesus dá-nos, sem medida, os bens do Pai: o perdão, o amor, a misericórdia, o céu em cada encontro e em cada milagre. O seu ter é, essencialmente, dar. Que modo de viver é o nosso?

 
P. Vítor Gonçalves
 
in Voz da Verdade
 

 

 

A liturgia sugere-nos, hoje, uma reflexão sobre o lugar que o dinheiro e os outros bens materiais devem assumir na nossa vida. De acordo com a Palavra de Deus que nos é proposta, os discípulos de Jesus devem evitar que a ganância ou o desejo imoderado do lucro manipulem as suas vidas e condicionem as suas opções; em contrapartida, são convidados a procurar os valores do “Reino”.

  • Na primeira leitura, o profeta Amós denuncia os comerciantes sem escrúpulos, preocupados em ampliar sempre mais as suas riquezas, que apenas pensam em explorar a miséria e o sofrimento dos pobres. Amós avisa: Deus não está do lado de quem, por causa da obsessão do lucro, escraviza os irmãos. A exploração e a injustiça não passam em claro aos olhos de Deus.
  • O Evangelho apresenta a parábola do administrador astuto. Nela, Jesus oferece aos discípulos o exemplo de um homem que percebeu como os bens deste mundo eram caducos e precários e que os usou para assegurar valores mais duradouros e consistentes… Jesus avisa os seus discípulos para fazerem o mesmo.
  • Na segunda leitura, o autor da Primeira Carta a Timóteo convida os crentes a fazerem do seu diálogo com Deus uma oração universal, onde caibam as preocupações e as angústias de todos os nossos irmãos, sem excepção. O tema não se liga, directamente, com a questão da riqueza (que é o tema fundamental da liturgia deste domingo); mas o convite a não ficar fechado em si próprio e a preocupar-se com as dores e esperanças de todos os irmãos, situa-nos no mesmo campo: o discípulo é convidado a sair do seu egoísmo para assumir os valores duradouros do amor, da partilha, da fraternidade.