6º Domingo do Tempo Comum - Ano C

13-02-2022 08:11

 

"Bem-aventurados vós, os pobres,

porque é vosso o reino de Deus." Lc 6, 21

 

 

Em plena realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno, que decorrem nestes dias na China, escutamos as Bem-aventuranças na radicalidade que é apresentada por S. Lucas. Há um sabor olímpico no projecto de felicidade que Jesus propõe. E, em concreto, o Papa Francisco saudou, há dias, a decisão do Comité Olímpico Internacional de acrescentar ao lema oficial “Citius, altius, fortius” (mais rápido, mais alto, mais forte) a palavra “communiter” (juntos). Este é o objectivo: fazer “crescer um mundo mais fraterno. Juntos”, sublinhou o Papa. E olhando para o mundo paraolímpico sublinha Francisco: “O exemplo dos atletas com deficiência ajudará a todos a superar preconceitos e medos e a tornar as nossas comunidades mais acolhedoras e inclusivas: esta é a verdadeira medalha de ouro.

As bem-aventuranças apontam para as “olimpíadas da vida”: o importante são as escolhas que nos projectam para os outros e para Deus, que nos fazem andar atentos às suas necessidades, que nos revelam como seres de “dádiva”, e não só, de “recebimento”, que não almejam a fartura como objectivo essencial.  O evangelista Lucas apresenta Jesus de pé, a olhar de frente para os discípulos (e para nós, numa atitude profética). O mundo a quem Lucas se dirige não é muito diferente do nosso, onde os valores materiais, a riqueza, a diversão e a fama, se tornam objectivos fundamentais a alcançar. A própria dimensão comunitária é posta em causa pelos egoísmos, e “juntos” aparece como uma interpelação constante à procura individual da felicidade.

Dizia um professor meu amigo: “A felicidade não é um objectivo; é uma consequência. As pessoas felizes não se preocupam em serem-no. É o seu modo de viver que as toma felizes.” Até parece a descoberta da pólvora, não é? O importante mesmo é “como vivemos, e o que vivemos”! Se nos enrodilhamos nos problemas ou na ânsia daquilo que ainda não temos, se somos o “centro do mundo” e deixamos de saborear a alegria de uma dádiva gratuita, é natural que percamos a linha do horizonte. É tudo uma questão de “foco”: quanto mais longe de nós, mais abrangente ele é. Como Jesus tinha sempre o foco no Pai, podia não só estar unido a Ele, mas envolver todos num abraço!

E fica por falar como a força desta palavra, acrescentada ao lema olímpico, rima espantosamente com o dinamismo sinodal em que a Igreja está envolvida. “Juntos” e não “cada um por si ou para si”, exige a coragem e a humildade de verdadeiros treinos olímpicos!

Pe.Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

A Palavra de Deus que nos é proposta neste domingo leva-nos a refletir sobre o protagonismo que Deus e as suas propostas têm na nossa existência.

  • A primeira leitura põe frente a frente a autossuficiência daqueles que prescindem de Deus e escolhem viver à margem das suas propostas, com a atitude dos que escolhem confiar em Deus e entregar-se nas suas mãos. O profeta Jeremias avisa que prescindir de Deus é percorrer um caminho de morte e renunciar à felicidade e à vida plenas.
  • O Evangelho proclama “felizes” esses que constroem a sua vida à luz dos valores propostos por Deus e infelizes os que preferem o egoísmo, o orgulho e a autossuficiência. Sugere que os preferidos de Deus são os que vivem na simplicidade, na humildade e na debilidade, mesmo que, à luz dos critérios do mundo, eles sejam desgraçados, marginais, incapazes de fazer ouvir a sua voz diante do trono dos poderosos que presidem aos destinos do mundo.
  • A segunda leitura, falando da nossa ressurreição – consequência da ressurreição de Cristo –, sugere que a nossa vida não pode ser lida exclusivamente à luz dos critérios deste mundo: ela atinge o seu sentido pleno e total quando, pela ressurreição, desabrocharmos para o Homem Novo. Ora, isso só acontecerá se não nos conformarmos com a lógica deste mundo, mas apontarmos a nossa existência para Deus e para a vida plena que Ele tem para nós.
 
Grupo Dinamizador:
P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho
portugal@dehonianos.org – www.dehonianos.org