33º Domingo do Tempo Comum - Ano C

13-11-2022 07:58

“Pela vossa perseverança, salvareis as vossas almas.” Lc 21, 9

 

Quando fala do fim dos tempos, Jesus não cede às tentações apocalípticas. A sua preocupação não é o fim do mundo, mas sim a coragem de viver o presente. Como afirmar a segurança e a confiança em Deus quando tudo à volta parece desabar? O importante é que não desabe o nosso coração, que os alicerces da alma não estejam colocados na areia daquilo que é circunstancial, mas na rocha daquilo que permanece. “Vão-se os anéis, fiquem os dedos”, dizia uma rainha em tempo de perseguição. Por isso Jesus promete o Espírito Santo, aquele que é fogo que queima o que não presta, luz que ilumina o que importa salvar, estrela que guia na escuridão, coragem para viver o essencial. Ainda que isso se faça no meio do sofrimento, quando é preciso afirmar a fé a esperança diante de tudo o que passa!

A realidade de sermos e sentirmo-nos frágeis e a consciência de finitude perturbam-nos numerosas vezes. Em especial quando tocam pessoas que amamos e que desejamos sempre que fossem “eternas”. Não foi Gabriel Marcel que disse: “Amar alguém é dizer-lhe: ‘Não morrerás’!”? A fé em Jesus Cristo é fé na sua ressurreição, que Ele promete a todo que n’Ele crê e vive. Custa entender o sofrimento que leva à morte e não temos muitas respostas senão o próprio Jesus no seu caminho de cruz. Ao sofrimento sentido pela Maria e pelo discípulo amado, Jesus pede-lhes o cuidado mútuo: só se cura a muita dor com muito amor.

Assim foram também tão cheias de luz as palavras que o meu querido amigo Daniel, bispo, deixou, antes do seu encontro com o Pai: “Fizestes-me compreender que esta doença é uma nova missão que me convidais a abraçar, uma missão específica dentro do chamamento ao episcopado. Também isto me trouxe grande paz, Senhor: não encarar esta doença como uma limitação no ministério episcopal, mas antes uma forma de exercer o episcopado a que Vós, nos Vossos insondáveis desígnios, agora me chamais […]: a proximidade com quem mais sofre, o testemunho e confiança na adversidade, a experiência da alegria inefável que nasce da Esperança cristã, a certeza Pascal da vitória da Vida sobre a morte, a fecundidade da doença tornada dom salvífico, quando me uno a Vós. Tudo isto, vivido na carne macerada pela doença, para que se “complete na minha carne o que falta à Paixão de Cristo” (Col 1, 24)”.

Quando em tudo vemos um chamamento à missão, uma oportunidade de oferecer o evangelho vivo, a graça de Deus fecunda de eternidade a nossa vida frágil e passageira!

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

A liturgia deste domingo reflecte sobre o sentido da história da salvação e diz-nos que a meta final para onde Deus nos conduz é o novo céu e a nova terra da felicidade plena, da vida definitiva. Este quadro (que deve ser o horizonte que os nossos olhos contemplam em cada dia da nossa caminhada neste mundo) faz nascer em nós a esperança; e da esperança brota a coragem para enfrentar a adversidade e para lutar pelo advento do Reino.

  • Na primeira leitura, um "mensageiro de Deus" anuncia a uma comunidade desanimada, céptica e apática que Jahwéh não abandonou o seu Povo. O Deus libertador vai intervir no mundo, vai derrotar o que oprime e rouba a vida e vai fazer com que nasça esse "sol da justiça" que traz a salvação.
  • O Evangelho oferece-nos uma reflexão sobre o percurso que a Igreja é chamada a percorrer, até à segunda vinda de Jesus. A missão dos discípulos em caminhada na história é comprometer-se na transformação do mundo, de forma a que a velha realidade desapareça e nasça o Reino. Esse "caminho" será percorrido no meio de dificuldades e perseguições; mas os discípulos terão sempre a ajuda e a força de Deus.
  • A segunda leitura reforça a ideia de que, enquanto esperamos a vida definitiva, não temos o direito de nos instalarmos na preguiça e no comodismo, alheando-nos das grandes questões do mundo e evitando dar o nosso contributo na construção do Reino.
Grupo Dinamizador:
P. Joaquim Garrido, P. Manuel Barbosa, P. José Ornelas Carvalho
portugal@dehonianos.org - www.dehonianos.org