1º Domingo do Advento - Ano B

03-12-2023 14:13

Vós, porém, Senhor, sois nosso Pai e nós o barro de que sois o Oleiro; 

somos todos obra das vossas mãos.”

Is 64, 7

Advento tem o sabor do novo. Quando tantas coisas parecem falar-nos de fim, de fechar das contas, de tempos difíceis e problemas declarados insolúveis, é urgente acreditar que a esperança não é palavra vã. Não a expectativa imediata, fruto de promessas e ilusões, em que se quer o melhor sem sacrifícios nem trabalho, mas a esperança que é a sombra dos passos de quem se afadiga com as suas mãos a moldar o mundo. Sim, o novo não significa destruir o que está feito, mas aperfeiçoá-lo, começar de novo um passo adiante, maravilhar-se com a imensa capacidade de renovação que Deus colocou em cada pessoa! 

Num painel de azulejos, em Maiorca, descreve-se o ofício do oleiro de um modo picaresco: “Oficio noble y bizarro/entre todos el primero/pués en la industria del barro/Dios fué el primero alfarero/y el hombre el primer cacharro”. Às vezes deixamos de acreditar que não somos obras acabadas, que ninguém é perfeito e estamos a caminho, que a grandeza se mede pela capacidade de mudar. Por isso desconfio de muitas generalizações quando se trata de pessoas: os adolescentes não são todos iguais, os políticos não querem todos “um tacho”, os presos não são todos um perigo para a sociedade. “Rotular” as pessoas pode ser uma forma de nos distanciarmos, de resistir à sua possibilidade de renovação. Esquecemos que o barro pode amolecer e ser de novo moldado, e há sempre esperança para quem não morre antes do tempo. 

“Começar de novo / e contar contigo /vai valer a pena / ter amanhecido...”, é o refrão de uma canção brasileira da Simone que repito, baixinho, muitas vezes. Quando os esforços parecem não dar fruto, quando o passado teima em prender os passos, e o horizonte está envolto em nevoeiro, é preciso dizer: começar de novo! Quando as mudanças também dependem de nós, quando não nos podemos desculpar com os outros e sabemos que não estamos sós, Alguém nos diz ao ouvido: começar de novo! 

É preciso humildade (a condição de sermos terra onde se semeia e barro que se molda) para nos colocarmos nas mãos de Deus, e vencer a tentação de nos julgarmos perfeitos. Ou a de pensarmos que não há nada a fazer! O “tudo ou nada” com que tantos regem a sua vida pode produzir alguns heróis, mas deixa muitos esmagados ao longo do caminho. Espantam-me aqueles que vivem uma “espiritualidade da mudança” feita de avanços e recuos. Acreditam que “nunca” é uma palavra contrária ao sonho de Deus. E que todas as tentativas contribuem para esse sonho. O Advento diz-nos que há sempre mais a fazer, mais a mudar, mais a recriar! Estamos dispostos a este recomeço?

Pe. Vitor Gonçalves

in Voz da Verdade

 

A liturgia do primeiro Domingo do Advento convida-nos a encarar a nossa caminhada pela história com a certeza de que “o Senhor vem”. Apresenta também indicações concretas acerca da forma como devemos viver enquanto esperamos o Senhor.

  • A primeira leitura é um apelo dramático a Deus que é “pai” e “redentor”, no sentido de vir mais uma vez ao encontro de Israel para o libertar do pecado e para recriar um Povo de coração novo. O profeta está absolutamente convicto de que a essência de Deus é amor e misericórdia; e esses atributos de Deus são a garantia da sua intervenção salvadora em cada passo da caminhada histórica do Povo de Deus.
  • O Evangelho convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que “o Senhor vem”. Propõe que esse tempo de espera seja um tempo de “vigilância”, isto é, um tempo de compromisso ativo e efetivo com a construção do Reino.
  • A segunda leitura mostra como Deus Se faz presente na história e na vida de uma comunidade crente, através dos dons e carismas que gratuitamente derrama sobre o seu Povo. Sugere também aos crentes que se mantenham atentos e vigilantes, a fim de acolherem os dons de Deus.
 
Grupo Dinamizador:
José Ornelas, Joaquim Garrido, Manuel Barbosa, Ricardo Freire, António Monteiro