Martírio do Apóstolo S.João, Santo André Kim e 102 companheiros mártires coreanos, Santo Evódio, S.Mariano

06-05-2010 16:13

Martírio do Apóstolo S.João

 

S. João ( "o discípulo a quem Jesus confia Nossa Senhora), depois da morte do Mestre, experimenta momentos de perseguições e momentos de paz no Império Romano. Na altura em que Domiciano está no poder, manda prender, tortura e matar S.João. Nesta altura S. João já é um homem idoso, provevelmente foi açoitado antes de ser lançado nu dentro de uma caldeira com azeite a ferver. Algo de extraordinário acontece uma vez que João não morre. Diante deste fenómeno sobrenatural, o Imperador deixa-o viver mandado-o desterrado para a ilha de Patmos. Vai escrever o Apocalipse e ainda o Evangelho que nos fala de uma forma extraordinária do amor e a divindade de Jesus.

 

Santo André Kim e 102 companheiros, mártires coreanos

Vai ser o Papa João Paulo II que, na sua visita à república da Coreia, vai canonizar no dia 6 de Maio de 1984, este homem e seus companheiros.

 

Santo Evódio

Antioquia foi a primeira metrópole em que surge uma comunidade cristã.S.Paulo e S.Bernabé tiveram um papel evangelizador e orientador muito importante nesta comunidade. O seu primeiro Bispo foi S.Pedro, mas quando este teve que ir para Roma, foi Evódio que o sucedeu.

 

S.Mariano

Foi leitor na comunidade cristã de Circé, Argélia. No tempo de Valeriano (253-259) é preso e juntamente com outros é decapitado.